Por que empresas devem investir em IA, segundo o ChatGPT
∗ Conteúdo produzido por IA, revisado e editado pela Consumidor Moderno
Cada vez mais empresas estão convencidas de que é imperativo investir em Inteligência Artificial (IA) e aplicá-la em diferentes frentes de negócio. Mais do que sábia, essa é uma decisão que pode determinar a manutenção da vantagem competitiva de uma empresa em um mercado cada vez mais digitalizado e orientado por dados, afinal, criam-se mais oportunidades para inovar, otimizar processos e melhorar a experiência do cliente.
Entenda o impacto dessa tecnologia em diferentes áreas de operação de uma empresa:
♦ EFICIÊNCIA OPERACIONAL
Com a IA, é possível automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, como classificação de documentos, triagem de e-mails e gerenciamento de inventário.
♦ EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
A personalização é fundamental para aprimorar a experiência do cliente. Com algoritmos de IA, as empresas podem analisar grandes volumes de dados do cliente em tempo real para entender melhor suas preferências e seus comportamentos.
♦ ANÁLISE PREDITIVA
A IA capacita as empresas a prever tendências e a antecipar demandas futuras com base em análises preditivas avançadas. Algoritmos de IA podem analisar dados históricos, e em tempo real, para identificar padrões e tendências ocultas, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões.
♦ VANTAGEM COMPETITIVA
Empresas que adotam precocemente a IA podem inovar mais rapidamente, oferecendo produtos e serviços mais inteligentes, eficientes e orientados pelo cliente. Além disso, ganham velocidade diante das mudanças de mercado e de novas tendências.
♦ SEGURANÇA E DETECÇÃO DE FRAUDES
Algoritmos de IA podem analisar padrões de comportamento suspeitos e anomalias nos dados para identificar atividades fraudulentas. Especialmente em setores como serviços financeiros, a detecção precoce de fraudes pode economizar milhões e proteger a reputação da empresa.
♦ OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A IA pode melhorar significativamente a eficiência da cadeia de suprimentos, otimizando o planejamento de produção, o transporte e o gerenciamento de inventário. Algoritmos de IA podem prever demandas futuras, otimizar rotas de entrega e minimizar custos de armazenamento, garantindo uma cadeia de suprimentos mais ágil e eficiente.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rotulagem de imagens produzidas por IA generativa
Nos próximos meses, a Meta passará a rotular imagens criadas por meio de Inteligência Artificial generativa publicadas em suas redes sociais – Facebook, Instagram e Threads. Com a novidade, a Meta espera entender melhor como as pessoas estão criando e compartilhando conteúdos gerados por IA. Por outro lado, diante da preocupação com a geração de deepfakes – utilizadas para alterar o rosto de pessoas de forma que pareça autêntico – e informações falsas, a resposta da Meta mostra-se uma construção possível para minimizar os riscos gerados pelo uso malicioso da tecnologia.
A relação dos brasileiros com a Inteligência Artificial
A presença da Inteligência Artificial no cotidiano dos brasileiros já é incontestável. Mas, qual é a intimidade e a relação das pessoas com essa tecnologia disruptiva? O relatório Inteligência Artificial, da Opinion Box, traz um panorama sobre o momento atual. De acordo com o estudo, 90% dos brasileiros dizem saber do que se trata a IA, mas 68% possuem um conhecimento básico. Por outro lado, comprovando o maior impacto e a adoção da tecnologia nos últimos tempos, 36% dizem utilizar soluções de IA diariamente. O principal uso da tecnologia no dia a dia tem sido para a organização pessoal ou as tarefas cotidianas (47%), para o trabalho (45%) e para aprender mais sobre os temas de interesse pessoal (44%). Além disso, a IA também é vista como uma aliada para a criação de conteúdos (39%). Porém, nem tudo são flores. Há uma importante preocupação relacionada à ética, à privacidade e à proteção de dados. Riscos de cibersegurança são citados por 36% dos respondentes, enquanto o plágio na criação de textos, imagens e conteúdos é visto com cautela por 23%. Dessa forma, ao mesmo tempo em que as empresas investem em IA para acompanhar as tendências do mercado e o comportamento do consumidor, será necessário ter um cuidado especial com a transparência no uso da tecnologia.
Como funcionará a memória do ChatGPT?
Uma nova atualização que está sendo testada pelo ChatGPT promete evoluir ainda mais as interações personalizadas e conversacionais. Intitulada “memória”, a novidade possui a capacidade de lembrar e aprender com as conversas anteriores do usuário e da marca. Isso não apenas amplifica a capacidade de o modelo compreender contextos complexos, mas também abre portas para interações mais envolventes e úteis. Para que as interações sejam guardadas, o usuário deve solicitar que a ferramenta se lembre de algo específico. Em casos de desconforto, por ter as interações coletadas e usadas, posteriormente, como dados de treinamento do bot, essa funcionalidade pode ser desligada.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244