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Por que empresas devem investir em IA, segundo o ChatGPT

∗ Conteúdo produzido por IA, revisado e editado pela Consumidor Moderno


Cada vez mais empresas estão convencidas de que é imperativo investir em Inteligência Artificial (IA) e aplicá-la em diferentes frentes de negócio. Mais do que sábia, essa é uma decisão que pode determinar a manutenção da vantagem competitiva de uma empresa em um mercado cada vez mais digitalizado e orientado por dados, afinal, criam-se mais oportunidades para inovar, otimizar processos e melhorar a experiência do cliente.
Entenda o impacto dessa tecnologia em diferentes áreas de operação de uma empresa:

♦ EFICIÊNCIA OPERACIONAL
Com a IA, é possível automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, como classificação de documentos, triagem de e-mails e gerenciamento de inventário. 

♦ EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
A personalização é fundamental para aprimorar a experiência do cliente. Com algoritmos de IA, as empresas podem analisar grandes volumes de dados do cliente em tempo real para entender melhor suas preferências e seus comportamentos.

♦ ANÁLISE PREDITIVA
A IA capacita as empresas a prever tendências e a antecipar demandas futuras com base em análises preditivas avançadas. Algoritmos de IA podem analisar dados históricos, e em tempo real, para identificar padrões e tendências ocultas, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões.

♦ VANTAGEM COMPETITIVA
Empresas que adotam precocemente a IA podem inovar mais rapidamente, oferecendo produtos e serviços mais inteligentes, eficientes e orientados pelo cliente. Além disso, ganham velocidade diante das mudanças de mercado e de novas tendências.

♦ SEGURANÇA E DETECÇÃO DE FRAUDES
Algoritmos de IA podem analisar padrões de comportamento suspeitos e anomalias nos dados para identificar atividades fraudulentas. Especialmente em setores como serviços financeiros, a detecção precoce de fraudes pode economizar milhões e proteger a reputação da empresa.

♦ OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A IA pode melhorar significativamente a eficiência da cadeia de suprimentos, otimizando o planejamento de produção, o transporte e o gerenciamento de inventário. Algoritmos de IA podem prever demandas futuras, otimizar rotas de entrega e minimizar custos de armazenamento, garantindo uma cadeia de suprimentos mais ágil e eficiente.

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Rotulagem de imagens produzidas por IA generativa

Nos próximos meses, a Meta passará a rotular imagens criadas por meio de Inteligência Artificial generativa publicadas em suas redes sociais – Facebook, Instagram e Threads. Com a novidade, a Meta espera entender melhor como as pessoas estão criando e compartilhando conteúdos gerados por IA. Por outro lado, diante da preocupação com a geração de deepfakes – utilizadas para alterar o rosto de pessoas de forma que pareça autêntico – e informações falsas, a resposta da Meta mostra-se uma construção possível para minimizar os riscos gerados pelo uso malicioso da tecnologia.

A relação dos brasileiros com a Inteligência Artificial

A presença da Inteligência Artificial no cotidiano dos brasileiros já é incontestável. Mas, qual é a intimidade e a relação das pessoas com essa tecnologia disruptiva? O relatório Inteligência Artificial, da Opinion Box, traz um panorama sobre o momento atual. De acordo com o estudo, 90% dos brasileiros dizem saber do que se trata a IA, mas 68% possuem um conhecimento básico. Por outro lado, comprovando o maior impacto e a adoção da tecnologia nos últimos tempos, 36% dizem utilizar soluções de IA diariamente. O principal uso da tecnologia no dia a dia tem sido para a organização pessoal ou as tarefas cotidianas (47%), para o trabalho (45%) e para aprender mais sobre os temas de interesse pessoal (44%). Além disso, a IA também é vista como uma aliada para a criação de conteúdos (39%). Porém, nem tudo são flores. Há uma importante preocupação relacionada à ética, à privacidade e à proteção de dados. Riscos de cibersegurança são citados por 36% dos respondentes, enquanto o plágio na criação de textos, imagens e conteúdos é visto com cautela por 23%. Dessa forma, ao mesmo tempo em que as empresas investem em IA para acompanhar as tendências do mercado e o comportamento do consumidor, será necessário ter um cuidado especial com a transparência no uso da tecnologia.

Como funcionará a memória do ChatGPT?

Uma nova atualização que está sendo testada pelo ChatGPT promete evoluir ainda mais as interações personalizadas e conversacionais. Intitulada “memória”, a novidade possui a capacidade de lembrar e aprender com as conversas anteriores do usuário e da marca. Isso não apenas amplifica a capacidade de o modelo compreender contextos complexos, mas também abre portas para interações mais envolventes e úteis. Para que as interações sejam guardadas, o usuário deve solicitar que a ferramenta se lembre de algo específico. Em casos de desconforto, por ter as interações coletadas e usadas, posteriormente, como dados de treinamento do bot, essa funcionalidade pode ser desligada.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
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Editora-Assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
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Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
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Coordenadora
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Coordenador de Marketing de Performance 
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TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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e informados do Brasil.

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SUMÁRIO – Edição 283

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