CEMIG | A regra é clara

CEMIG | A regra é clara

Cemig coloca a satisfação do cliente no centro de suas estratégias, evitando a judicialização e garantindo resoluções eficazes para 9 milhões de clientes

satisfação do cliente é determinante para o sucesso de uma empresa. Nesse sentido, na Cemig, garantir alta resolutividade e satisfação é mais do que uma estratégia; é um compromisso enraizado na cultura da empresa. Reconhecida no Prêmio A Era do Diálogo, a companhia tem o foco no cliente como o alicerce sobre o qual constrói suas estratégias. 

“Estar entre as empresas vencedoras do Prêmio A Era do Diálogo é, para nós, um reconhecimento ao esforço que tem sido feito para a satisfação e a resolução dos problemas dos clientes, reduzindo a judicialização”, destaca Marney Tadeu Antunes, vice-presidente de Distribuição da Cemig. 

Para alcançar esse reconhecimento, em todas as áreas da empresa o cliente é posto no centro da tomada de decisões. No dia a dia, são acompanhados, rigorosamente, os indicadores de prazo, a satisfação do cliente e as reclamações, inclusive nos órgãos de defesa do consumidor. A preocupação é tamanha que, em 2023, 99,83% das solicitações dos clientes foram atendidas no prazo. Além disso, a empresa evolui nas pesquisas de satisfação do cliente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). 

“O foco na satisfação evita reclamações, mas, quando elas acontecem, precisam de resolução. A principal estratégia nessa frente é a sensibilidade de todo o time da companhia, colocando-se no lugar do cliente e entendendo o problema que ele está enfrentando, especialmente para um serviço essencial como a energia elétrica”, contextualiza Marney.

Processos bem-definidos

Isso é possível a partir de uma operação robusta, com processos bem-desenhados para tratar as reclamações de forma inteligente e ágil. Apesar do desafio em manter o equilíbrio entre agilidade e qualidade das soluções, o preparo do time de acolhimento permite lidar com uma ampla gama de questões e pontos focais em diferentes níveis de escalonamento, para resolver problemas mais complexos de forma eficaz.

Com uma base de 9 milhões de clientes, a Cemig adota uma gestão cuidadosa para garantir que regras claras e processos eficientes sejam seguidos. Isso inclui saber quando oferecer uma solução transitória, quando envolver níveis diferentes dentro da companhia e quando solicitar prazo para uma resposta mais adequada.  

“Entendemos que o cliente não gostaria de recorrer à judicialização, assim como a empresa. Antes disso, é muito importante esgotar os caminhos possíveis de contato com o cliente ou por intermédio dos órgãos de defesa do consumidor”, pontua Marney Tadeu. 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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