CONAREC 2025 em 7 Insights

CONAREC 2025 em 7 Insights

Na era do CX Super-humano, a Inteligência Artificial assume um novo papel, mediando as relações entre marcas e clientes e tomando a frente na decisão algorítmica. A seguir, estão os sete principais insights do CONAREC 2025.

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IA + propósito:

Para transformar o CX, a Inteligência Artificial não pode ser apenas o fim – ela deve ser o meio para reduzir atritos, antecipar necessidades e gerar encantamento. Seu diferencial está na forma como é utilizada, com curadoria de dados, resolutividade e humanidade.

O futuro do CX é emocional:

Com a digitalização em massa e o avanço da IA conversacional, as experiências digitais tendem a se tornar frias e impessoais. A conexão com o consumidor, gerando memória afetiva e confiança, é a chave para fidelizar o cliente em um mar de ofertas padronizadas.

A era da cultura AI-driven:

Chegou o momento de transformar os dados em inteligência prática. Para isso, é preciso garantir governança e privacidade, além de estruturar data lakes robustos e integrar diferentes sistemas em uma única base. Culturas organizacionais que valorizam essa estratégia são aquelas que farão o melhor uso da IA, personalizando ofertas, antecipando demandas e solucionando problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Life-Centric Experience:

Não se trata mais de colocar o consumidor no centro da estratégia. Agora, é preciso levar em conta a vida das pessoas. Isso significa criar experiências focadas em bem-estar, redução do esforço cognitivo e relevância na jornada do cliente. Mais do que vender, é preciso fazer com que o consumidor tenha uma vida melhor.

Autenticidade não é fachada:

A Geração Z deu o recado – o consumidor não quer narrativas artificiais. Afinal, ele encontra facilmente as dissonâncias entre discurso e prática. Com a evolução da creator economy, é preciso se conectar de maneira autêntica com o consumidor (ou influenciador), alinhando valores de marca, cultura e entrega de experiências.

Consumo sem rótulos:

Falando na Geração Z, ela convive com diversas outras, como os Millennialls, os Baby Boomers e até a Geração X. Cada público tem suas particularidades, mas generalizar não é uma opção. Para as marcas, o desafio é criar soluções híbridas, que combinem o melhor da tecnologia e da humanidade para que a experiência seja a mais fluida possível.

Confiança é a nova moeda:

Dados são a fonte para a personalização, mas essa estratégia vem com um alerta. A privacidade e a responsabilidade são determinantes para assegurar a confiança do consumidor. Isso significa também educá-lo quando necessário, descomplicando jornadas e mostrando como tirar o melhor proveito de produtos e serviços.

SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


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