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Aumenta o preço ou perde o amigo?

Aumenta o preço ou perde o amigo?

Cofundador e CEO da @eunerd

Quando iniciei a Eunerd, enfrentei um desafio que muitos empreendedores conhecem bem: Ajustar os preços dos contratos anuais, pelo IGP-M ou IPCA, ou negociar descontos para manter os clientes fiéis? Optei, inicialmente, por uma estratégia de reajuste transparente, ligada aos índices, buscando um equilíbrio justo. Mas, em tempos de crise, como na pandemia, essa decisão começou a pesar mais do que eu esperava.

A verdade é que, durante a pandemia, a pressão econômica sobre todos nós  intensificou-se. Meus clientes lutavam para manter suas operações, e a sensibilidade a qualquer aumento de preços estava no auge. Paralelamente, percebi um receio palpável na minha equipe de vendas; muitos evitavam tocar no assunto dos reajustes com os clientes. Afinal, suas comissões e metas dependiam desses contratos recorrentes. Essa tensão adicionou uma nova camada de complexidade à gestão. 

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Nem tudo fluía como planejado, e na Eunerd não foi diferente. Tive de enfrentar problemas diretos com clientes relutantes em aceitar os reajustes. Essas situações me levaram a repensar minha abordagem, tornando a decisão de reajustar os preços um processo mais arrastado. Em várias ocasiões, optei por deixar o reajuste de lado, priorizando a manutenção do relacionamento.

É claro que não é tão simples; existem vários outros casos que eu e você poderíamos contar. Fica ainda mais difícil quando o empreendedor, como eu, considera os clientes não apenas como uma barra no gráfico ou uma fonte de receita. Apesar disso, o reajuste em todo começo de ano é inevitável. Gostaria de fazer a seguinte pergunta para você: Reajuste ou o justo para o momento?  

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
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Coordenadora
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Gerente

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CX BRAIN
Data Analyst
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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