A Saraiva, rede de livrarias, encerrou o segundo trimestre de 2015 com resultado estável, na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita líquida da unidade de varejo da marca somou R$ 390 milhões, 1% mais que no mesmo período de 2014.
Segundo relatório divulgado hoje (14), as vendas em mesmas lojas cresceram 3% no segundo trimestre, mas as despesas operacionais aumentaram 6%. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi negativo em R$ 7,6 milhões, 27% mais que os R$ 6 milhões negativos de um ano atrás.
As vendas no comércio eletrônico da marca registraram queda de 5,8% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Uma das lojas (no Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro) foi fechada, seguindo a estratégia da rede de encerrar as atividades das unidades sem perspectivas de geração de valor.
No período houve a finalização do diagnóstico da consultoria de Enéas Pestana, contratada para avaliação das oportunidades de melhoria da eficiência operacional. No trimestre, o Projeto 25, que prevê a transformação do sortimento de até 25 lojas da rede, foi implantado em 22 pontos de venda ao longo do trimestre, com a introdução das categorias de games e telefonia, em investimentos conjuntos com a indústria. Segundo a empresa, os resultados iniciais têm sido promissores em termos de aumento das vendas por metro quadrado.
Leia mais
Prejuízo dobra e Saraiva reestrutura varejo