/
/
Repelentes que protegem contra o aedes aegypti

Repelentes que protegem contra o aedes aegypti

Os produtos que lembravam praia e campo, agora devem fazer parte do dia a dia de todos
 
Com o surgimento de mais doenças provenientes do aedes aegypti, a procura por repelentes aumentou. Mas é preciso atenção: não são todos os tipos de repelentes que impedem a picada do mosquito transmissor da dengue. 

São três os princípios ativos dos repelentes comercializados no Brasil aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos também diferem quanto à indicação de uso e duração de proteção. 

São eles: 

IR3535: indicado para crianças de seis meses a dois anos, mediante orientação de um pediatra. A duração da ação dos repelentes que usam esse princípio ativo, entretanto, é curta e precisa ser reaplicado a cada duas horas.

?Abaixo de seis meses é totalmente contraindicado. O ideal é, abaixo de dois anos, usar mosquiteiros?, recomenda Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

DEET: É o repelente comum, presente na grande maioria das marcas. Os repelentes com DEET duram quatro horas na pele, em média.  Para crianças entre dois e 12 anos, a concentração do princípio ativo deve ser de no máximo 10% e a aplicação deve ser feita, no máximo, três vezes por dia. 

O tempo de ação dos repelentes a base de DEET recomendado para adultos (concentração de 15% do ativo) é de cerca de 6h. Já a versão infantil dura apenas duas horas.

Icaridin: O pediatra e neonatologista Jorge Huberman explica que recomenda esse repelente pelo fato de ele durar até 12 horas na pele. Por ter necessidade de menos reaplicações, esse repelente é considerado o melhor. Pode ser usado por crianças a partir de dois anos.

?Ele [o repelente] é usado apenas para a exposição, não se pode dormir sem tomar banho para retirá-lo?, enfatiza a Carolina.
 
E o natural?

A fórmula caseira serve como alternativa econômica e natural para gestantes e crianças. ?Não há contra indicação no uso em adultos, exceto aqueles que conhecidamente possuem alergia a essências. Também é melhor evitar o uso em menores de dois anos?, aconselha o dermatologista Caio Rodrigues.

A receita é simples e só leva três ingredientes: meio litro de álcool, dez gramas de cravo da índia e 100 ml de óleo mineral. Para preparar o composto pode-se usar todo tipo de óleo corporal: infantil, mineral, de amêndoas, de citronela, de lavanda ou qualquer outro cujo aroma agrade.

Em um recipiente escuro e bem vedado, coloque o cravo e o álcool. É importante que o frasco não deixe passar luz. Deixe curtir por cinco dias e adicione o óleo escolhido.  Aplique três gotas na palma da mão e espalhe nos braços e pernas. 

?Não é necessário aplicar grandes quantidades sobre a pele. Apenas algumas gotas já oferecem um resultado eficiente?, explica o fitoterapeuta Ricardo Gomes de Sá.

Quanto mais tempo a fórmula descansar, mais eficiente será o resultado final.  ?Se houver urgência na utilização, o ideal é preparar dois frascos separados. Um para ser usado após 24 horas e outro que deve descansar por no mínimo 15 dias. Durante este período, o frasco deve ser agitado duas vezes ao dia, para misturar bem os ingredientes?, disse o especialista.

 
*Com informações dos portais Agência Brasil, MDEMULHER e IG. 
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]