/
/
Regra dos 5 segundos para comida pode ser verdadeira

Regra dos 5 segundos para comida pode ser verdadeira

O professor Anthony Hilton, da Universidade de Aston (Reino Unido), diz que sim, a comida recolhida em menos de cinco segundos pode não ter bactérias. Saiba mais

Quem nunca morreu de raiva quando aquele último pedaço do chocolate preferido foi ao chão? Ou a última bolacha do pacote? Mais ainda: quem nunca recolheu o alimento de volta, pensou (ou falou, em voz alta, mesmo) “o que não mata, engorda” e comeu sem nenhum remorso? Alguns, inclusive, embasados na tal regra dos 3 ou 5 segundos: se recolhida do chão rapidamente, a comida continua segura.

O professor de Microbiologia, Anthony Hilton, da Universidade de Aston, em Birmingham (Reino Unido), diz que a tal regra que mais parece crença popular tem um fundo de verdade. Segundo matéria da BBC, o professor afirma que “se a comida não tiver ficado no chão por muito tempo, ela não terá pego tantas bactérias. Claro, se o alimento estiver coberto de sujidade visível, não deve ser comido”.

A regra também depende do tipo de alimento que cai no chão e o tipo de superfície. Em um estudo realizado em 2014, o professor provou suas teorias ao monitorar a transferência de bactéria E.coli para diferentes tipos de alimentos (massa, bolachas e balas de gomas) “jogados” em uma variedade de tipos de piso durante 3 a 30 segundos.

Por mais estranho que pareça, comidas que caem em carpetes são menos contaminadas do que as que caem em superfícies lisas, como pisos laminados ou cerâmicos. Também comidas que sejam “pegajosas” – geleias, gomas, molhos – pegarão mais bactérias.

Em entrevista (ACESSE AQUI) à rádio BBC, o professor explica como eles realizaram o experimento e como alguns alimentos “grudam” a bactéria já no momento do impacto, enquanto outros precisam de “tempo” para que as bactérias se alojem neles.

De qualquer forma, a melhor maneira de evitar problemas é tentar não derrubar a comida. Mas, em caso de acidente, vale, então, prestar atenção ao tipo de alimento e ao piso onde caiu.  E você? Comeria um alimento que caiu no chão?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]