No ano que vem, os jogos de futebol da Copa do Mundo da Rússia estarão disputando espaço com as imagens de gatinhos nas redes sociais. Pelo menos é o que planejam Facebook, Twitter e Snapchat. Segundo a Bloomberg, as três estariam negociando a transmissão dos melhores momentos com a Fox, que é dona dos direitos.
De acordo com a reportagem, as empresas teriam oferecido 10 milhões de dólares cada para ter acesso aos melhores momentos dos jogos. A Fox, no entanto, não decidiu se venderá direitos exclusivos para uma delas ou dividirá o evento entre todas elas. Há também a possibilidade dos jogos serem exibidos na íntegra.
A emissora de televisão americana pagou 400 milhões de dólares para transmitir o evento.
O interesse das companhias de tecnologia na Copa do Mundo de futebol faz sentido. Afinal, o evento de 2014, realizado no Brasil, bateu recordes de audiências nos EUA. A final entre a Alemanha e a Argentina foi vista por 25 milhões de pessoas, transformando-se na partida de futebol mais vista em toda a história nos Estados Unidos.
Procuradas, todas as empresas envolvidas se negaram a comentar o assunto.
Esporte vem ganhando espaço nas redes sociais
O interesse em aumentar o número de transmissões esportivas nas redes sociais não é novo, mas vem crescendo nos últimos anos. O YouTube, controlado pela Alphabet, possui parcerias com a NFL, a liga de futebol americano, para reproduzir jogos históricos e os melhores momentos.
Já a Amazon pagou cerca de 10 milhões de dólares para ter o direito de transmitir dez jogos ao vivo da próxima temporada da NFL. Os beneficiados serão os assinantes de seu braço de streaming, a Amazon Prime.
No Brasil, em abril, ocorreu a primeira transmissão ao vivo pelo YouTube. Após não chegarem a um acordo com a Rede Globo, Atlético Paranaense e Coritiba concordaram em ter a final do campeonato paranaense exibida pela rede de vídeos do Google.