Pesquisar
Close this search box.
/
/
Redes sociais ajudam ou prejudicam na hora de procurar emprego?

Redes sociais ajudam ou prejudicam na hora de procurar emprego?

As mídias sociais tornaram-se um prolongamento da própria personalidade, mas talvez transparecer tudo o que se quer dizer possa ser extremamente danoso para quem quer uma recolocação no mercado

A tendência de utilizar a internet para buscar oportunidades de emprego é uma realidade no Brasil. Grande parte da população tem acesso à rede mundial de computadores e o uso dessa ferramenta por profissionais em busca de emprego vem crescendo a cada dia. Do outro lado, especialistas em recrutamento e seleção também recorrem a sites especializados e algumas redes sociais em busca dos melhores profissionais para preencher suas vagas.

As redes sociais profissionais possibilitam identificar de forma mais ágil os cargos e as empresas nas quais o candidato trabalhou e as experiências que tem. Já nas redes sociais focadas em relacionamento é possível verificar aspectos comportamentais desse candidato – e é justamente nesse ponto que eles devem prestar muita atenção. Algumas empresas eliminam candidatos de processos seletivos com base no que veem aí e isso é um alerta para quem está em busca de oportunidades.

Essas páginas são uma fonte muito rica de informações sobre o cotidiano e o comportamento do candidato. Quando o selecionador quer saber se ele está realmente alinhado com a cultura organizacional e os valores éticos da empresa, busca indicadores através dessas redes.

Considerando todos esses pontos, chegamos à conclusão que buscar oportunidades de emprego através da rede pode ser sim muito proveitoso, mas é preciso ter cautela!

O profissional que opta por não ter perfil em redes pode ficar em desvantagem em relação aos concorrentes, mas quem não abre mão de fazer parte das mídias sociais deve ter em mente que poderá sim ser monitorado por pretensos e atuais empregadores.

Quando postamos, compartilhamos ou curtimos algo, estamos de certa forma, expondo um pouco dos nossos valores, da nossa forma de ver o mundo e da nossa essência. Uma simples foto pode revelar muito sobre nossa personalidade e é justamente no que diz as entrelinhas que as empresas estão de olho! Dificilmente uma empresa contratará para sua equipe um candidato cujo perfil demonstre tendência a vícios, falhas de caráter e preconceitos.

O perfil nas redes pode ser um meio muito interessante para expressar suas ideias, mostrar sua personalidade e fazer networking. Sendo assim, é recomendável se munir de profissionalismo e bom senso, fazendo dessas ferramentas suas aliadas. Alguns cuidados podem ajudar:

– Evite postar indiretas: desabafar e tentar resolver picuinhas nas redes demonstra imaturidade e pega muito mal!

– Jamais fale mal de empresas que trabalhou ou de antigos chefes: por mais que tenha seus motivos, os selecionadores sempre torcem o nariz para esse tipo de atitude.

– Não poste fotos comprometedoras: mesmo que você não tenha adicionado seus colegas de trabalho ou seu gestor, foto de biquíni (ou de sunga) não pega bem.

– Não comente informações estratégicas da empresa onde trabalhou: mesmo que indiretamente, postar informações estratégicas pode custar seu emprego ou a possibilidade de um novo.

– Cuidado com comentários aparentemente inocente: comentário do tipo ?Ainda bem que é sexta-feira!!? pode ser interpretado pelo seu chefe como uma reclamação.

– Não force intimidade com seus superiores: se quer adicionar seu chefe na rede social, antes tenha certeza que vocês de fato têm uma relação próxima o bastante, caso contrário você estará forçando uma intimidade que não existe. Nem pense em adicionar o recrutador que te chamou para uma entrevista hoje de manhã

Para finalizar, mantenha sua identidade. Não vale criar um perfil da pessoa que você acredita que as empresas estejam buscando. Aproveite as redes para mostrar seus valores de forma inteligente. Certamente as oportunidades surgirão.

* Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]