Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inovador recurso pedagógico pode ajudar a melhorar a educação infantil

Inovador recurso pedagógico pode ajudar a melhorar a educação infantil

Recurso criado pela Evoluir, empresa especializada em metodologias educacionais, trata a diversão e a discussão sobre temas cotidianos como estratégias

Por mais que tenha havido uma melhora na última década, os dados de analfabetismo no Brasil são preocupantes. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 12,9 bilhões de pessoas nessas condições. Além disso, há a triste informação de que a maioria dos países que haviam se comprometido com a Unesco a reduzir o analfabetismo não cumpriram as metas acordadas – e o Brasil está entre eles.

Contudo, a boa notícia é que existem alguns modelos de negócios focados em resolver problemas educacionais. Um exemplo disso é a Evoluir, empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais. Um das principais propostas desenvolvidas pela companhia é o “Baú das Artes”, que se destaca pela abordagem de temas que vão além do convencional da grade curricular – ou seja, aborda temas como meio ambiente, ética, cidadania, saúde, alimentação, educação para o consumo e diversidade cultural.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Focado em crianças de 5 a 12 anos, o recurso pedagógico está alinhado a uma das metas que deveriam ser cumpridas pelos países-membros da Unesco: “expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis”. O Baú vem equipado com instrumentos musicais, materiais de artes plásticas, trajes, acessórios para figurino, jogos, além de diversos itens que se prestam a construções lúdicas e simbólicas com a natureza. Além disso, leva  dezenas de livros aos alunos.

Organização

O projeto pedagógico está organizado a partir dos 6 temas transversais: Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural, Sexualidade e Ética. “O Baú das Artes é um recurso pedagógico destinado ao desenvolvimento de formas de expressão, socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança”, comenta Fernando Monteiro, diretor da Evoluir.

Cada tema é composto por 8 atividades, sendo quatro para crianças de 5 a 7 anos e outras quatro para 8 a 12 anos, compondo um total de 48 atividades. Um caderno de orientação do professor descreve detalhadamente como conduzir cada uma das atividades, com tempo de duração estimado, didática, sugestão de práticas e exercícios e formas de avaliação.

Realização

Apesar do cuidadoso desenvolvimento da iniciativa, tanto na distribuição dos temas quanto nos itens inseridos no Baú, existem alguns obstáculos que não poderiam ser deixados de lado. Sem a capacitação dos professores, por exemplo, nenhuma iniciativa pode ser colocada em prática – afinal, seria muita inocência imaginar que o interesse dos alunos surgiria de forma espontânea, sem requerer esforços do educador.

Sobre essa delicada questão, Junior Ribeiro, coordenador de Programas Educacionais da Evoluir, comenta que, no momento em que o recurso é implantado na instituição de ensino, todos os educadores envolvidos são capacitados para desenvolver o trabalho junto às crianças. “O mais interessante é que, quando as atividades usando a ferramenta são finalizadas, não é só o aluno que é impactado. Professores, crianças, familiares, ou seja, toda a comunidade envolvida no contexto acaba se transformando”, comenta.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]