/
/
Reconhecimento facial vira obrigatório para quem compra linha de celular na China

Reconhecimento facial vira obrigatório para quem compra linha de celular na China

A medida foi descrita pelo governo chinês como uma forma de "proteger os legítimos direitos e interesses dos cidadãos”

O reconhecimento facial é cada vez mais presente na vida dos chineses, e uma nova lei deve garantir que todos os cidadãos conectados tenham seu rosto arquivado nos bancos de dados do governo. Essa medida tornou obrigatória à população digitalizar o rosto ao contratar uma nova linha de celular ou novo plano de dados para o telefone.

A decisão, que entrou em vigor neste mês, significa que todos os novos contratos de telefonia móvel exigirão a digitalização da face do consumidor para verificar se quem está contratando a linha é a mesma pessoa no documento do governo.

A medida foi descrita pelo governo chinês como uma maneira de “proteger os legítimos direitos e interesses dos cidadãos no ciberespaço”, mas especialistas afirmam que a nova regra facilita o rastreamento dos usuários chineses de telefones celulares e internet.

china

Jeffrey Ding, pesquisador em inteligência artificial chinesa da Universidade de Oxford, afirma que uma das motivações para a nova medida é reduzir as fraudes online.

Mas outra motivação provável, disse ele, é a de rastrear melhor a população. “Isso está ligado a um esforço muito centralizado para tentar manter o controle de todos, ou essa é pelo menos a ambição”, disse Ding, em entrevista à BBC.

Vigilância constante

A China já usa há alguns anos a tecnologia de reconhecimento facial para monitorar sua população. Em 2017, o país já tinha 170 milhões de câmeras de segurança instaladas pelo país, e o objetivo é ter 400 milhões até 2020.

O país também está montando um sistema de “crédito social” para acompanhar a conduta e as interações públicas de todos os seus cidadãos em um único banco de dados.

Lançado em 2014, o sistema de classificação afeta tudo, desde a aprovação de empréstimos até a permissão para embarcar em voos.

Segundo o South China Post, espera-se que o sistema esteja totalmente em funcionamento até 2020.

No entanto, o reconhecimento facial não é usado apenas para monitorar a população. Na China, está se tornando comum para autenticação em comodidades e serviços diários, como a realização de pagamentos, entrada no metrô ou registro de cartão de ponto no trabalho.

china


+ SOBRE O ASSUNTO

Metrô de São Paulo terá sistema de reconhecimento facial
Vale do Silício proíbe o uso de reconhecimento facial
GPA vai lançar lojas com reconhecimento facial e self-checkout

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]