Pensando no novo consumidor, que busca interatividade e conectividade, o modelo tradicional de concessionárias de veículos vêm perdendo espaço. Foi a partir dessa ideia que a Volkswagen desenvolveu um novo conceito com a criação da concessionária digital (assista abaixo ao vídeo).
A DDX (Digital Dealer Experience) é composta por um monitor de 55 polegadas, sistema de computador e óculos de realidade virtual. Conectados ao sistema integrado da fábrica, o vendedor na concessionária consegue mostrar todos os produtos da fabricante apenas com a plataforma.
O novo modelo, lançado no Salão do Automóvel em 2018, começa a ser implementado nas concessionárias da Volkswagen no país a partir deste mês. De acordo com o gerente executivo de digitalização e novos modelos de negócios da empresa na América do Sul, Fabio Rabelo, mais de 100 pedidos pela instalação do projeto foram feitos.
O custo para a implantação do DDX com todos os equipamentos e acessórios é de R$30 mil, segundo Fabio. O projeto também será replicado em países da América Latina, como Argentina, Chile e Uruguai ainda no primeiro semestre desse ano. Segundo o gerente executivo, o novo modelo vai permitir a existência de concessionárias mais enxutas, com 90 metros quadrados, e melhor localizadas nos centros urbanos.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
O que muda?
Portabilidade, uso personalizado e otimização de serviço são os benefícios apontados pelo gerente no atendimento ao consumidor com o uso da concessionária digital.
“A ideia não é acabar com o que o parceiro já construiu. Nós queremos agregar valor e trazer novidade. Nosso desafio é trazer soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, seja no momento de compra do seu carro, como no seu relacionamento com o produto no dia a dia”, afirma Fabio Rabelo.
Com o uso do tablet, por exemplo, o sistema pode ser levado até a casa do cliente. Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão “entrar” em todos os veículos do portfólio VW. Além da experiência em realidade virtual, o sistema de pagamento em concessionária também será digitalizado.
De acordo com o gerente executivo, o novo modelo entrará em operação até junho de 2019 com eliminação, quase completa, do uso do papel no ato da compra do automóvel.
Novo assistente
A nova plataforma digital “Meu VW” da Volkswagen traz o manual cognitivo, um assistente virtual para consulta imediata do proprietário de um veículo da marca. O aplicativo “VW Connect” disponibiliza informações de quilometragem do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível de cada trajeto.
Além disso, monitora o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo para facilitar a vida do consumidor. Inicialmente disponível no Brasil, o sistema deve chegar na Argentina em maio e em outros países da América Latina no segundo semestre.
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC). O Manual Cognitivo já realizou aproximadamente 110 mil interações e fala português e espanhol, com 13 mil perguntas cadastradas em sua base de dados e elaboradas segundo informações obtidas pelo call center da Volkswagen.