Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que é real? O que as imagens dizem que é

O que é real? O que as imagens dizem que é

Uma imagem vale mais do que mil palavras? E, afinal, o que é real? Cannes Lions é capaz de mudar o seu ponto de vista. Se duvida, leia.

Cannes – França – Vivemos em uma mundo dominado pelas imagens. Lentes poderosas estão nas mãos de bilhões de pessoas que registram momentos e publicam na internet em volumes inconcebíveis. Nunca na história a realidade foi tão registrada, nos mínimos detalhes. Mas qual realidade? E de que modo essa realidade afeta nossas percepções sobre o que vemos e vivemos? “Percepção, não fatos, criam realidade”, esse foi o tema de abertura do Cannes Lions nesse domingo 19/06.

Nir Wegrzyn, CEO e fundador da BrandOpus e Ori Gershit, artista plágios digital, conduziram uma apresentação intensamente visual, com fartura de exemplos que ilustram como a realidade é recriada das mais diversas formas a partir de nossa experiência com as diferentes lentes e a combinação de ambientes reais e virtuais.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

“A realidade está se transformando por conta da tecnologia. O telescópio e microscópio mudaram nossa percepção porque funcionaram como uma extensão do olho humano”, enfatizou Ori Gershit, artista israelense que ressaltou a importância do desenvolvimento das lentes para expandir nossa percepção e a forma como vemos o mundo e os fenômenos naturais. Para o artista, Anotonie van Leeuwenhoek, o inventor do microscópio não percebeu o alcance de sua invenção (o microscópio). As lentes expandiram a realidade para muito além do que o olho humano pode ver. Com essa inspiração, Ori desenvolve um trabalho inusitado, montando imagens que são tremendamente realistas, mas impossíveis de serem encontradas na realidade material. Suas experiências com imagens de flores e naturezas mortas são belas, cheias de cores, mas simplesmente inacreditáveis. A realidade é aparente (veja foto), mas inconcebível. Ori não se furta a usar lentes diversas e a combinar imagens digitais com reais, montar cenários improváveis, flores com cores inéditas, de estações do ano e países completamente diferentes. A tese central do seu trabalho é que estamos mudando a experiência física de apreciar uma obra de arte.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

Segundo Ori e Nir Wegrzyn, da BrandOpus, estamos cercados por uma hiper-realidade que nos cerca e nos condiciona formas de pensar. A realidade está se expandindo constantemente. E as novas tecnologias estão recriando e construindo o mundo. Lentes não significam apenas espelhar o mundo, mas modelar um (novo) mundo. Estamos condicionados à olhar sempre para o espaço virtual refletido nas lentes. O material e o virtual podem ser combinados para recriar totalmente a realidade.

Trazendo esses conceitos para o mundo das marcas, faz todo sentido trabalhar imagens para propor novas realidades, a partir de uma nova percepção.

Para afetar o comportamento, precisamos afetar nossas crenças, ou seja trabalhar as percepções. Para Ori e Nir, devemos focar atenção e criatividade nas imagens e criar realidades para moldar percepções.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]