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O que é real? O que as imagens dizem que é

O que é real? O que as imagens dizem que é

Uma imagem vale mais do que mil palavras? E, afinal, o que é real? Cannes Lions é capaz de mudar o seu ponto de vista. Se duvida, leia.

Cannes – França – Vivemos em uma mundo dominado pelas imagens. Lentes poderosas estão nas mãos de bilhões de pessoas que registram momentos e publicam na internet em volumes inconcebíveis. Nunca na história a realidade foi tão registrada, nos mínimos detalhes. Mas qual realidade? E de que modo essa realidade afeta nossas percepções sobre o que vemos e vivemos? “Percepção, não fatos, criam realidade”, esse foi o tema de abertura do Cannes Lions nesse domingo 19/06.

Nir Wegrzyn, CEO e fundador da BrandOpus e Ori Gershit, artista plágios digital, conduziram uma apresentação intensamente visual, com fartura de exemplos que ilustram como a realidade é recriada das mais diversas formas a partir de nossa experiência com as diferentes lentes e a combinação de ambientes reais e virtuais.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

“A realidade está se transformando por conta da tecnologia. O telescópio e microscópio mudaram nossa percepção porque funcionaram como uma extensão do olho humano”, enfatizou Ori Gershit, artista israelense que ressaltou a importância do desenvolvimento das lentes para expandir nossa percepção e a forma como vemos o mundo e os fenômenos naturais. Para o artista, Anotonie van Leeuwenhoek, o inventor do microscópio não percebeu o alcance de sua invenção (o microscópio). As lentes expandiram a realidade para muito além do que o olho humano pode ver. Com essa inspiração, Ori desenvolve um trabalho inusitado, montando imagens que são tremendamente realistas, mas impossíveis de serem encontradas na realidade material. Suas experiências com imagens de flores e naturezas mortas são belas, cheias de cores, mas simplesmente inacreditáveis. A realidade é aparente (veja foto), mas inconcebível. Ori não se furta a usar lentes diversas e a combinar imagens digitais com reais, montar cenários improváveis, flores com cores inéditas, de estações do ano e países completamente diferentes. A tese central do seu trabalho é que estamos mudando a experiência física de apreciar uma obra de arte.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

Segundo Ori e Nir Wegrzyn, da BrandOpus, estamos cercados por uma hiper-realidade que nos cerca e nos condiciona formas de pensar. A realidade está se expandindo constantemente. E as novas tecnologias estão recriando e construindo o mundo. Lentes não significam apenas espelhar o mundo, mas modelar um (novo) mundo. Estamos condicionados à olhar sempre para o espaço virtual refletido nas lentes. O material e o virtual podem ser combinados para recriar totalmente a realidade.

Trazendo esses conceitos para o mundo das marcas, faz todo sentido trabalhar imagens para propor novas realidades, a partir de uma nova percepção.

Para afetar o comportamento, precisamos afetar nossas crenças, ou seja trabalhar as percepções. Para Ori e Nir, devemos focar atenção e criatividade nas imagens e criar realidades para moldar percepções.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

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