A Raia Drogasil fechou o quarto trimestre de 2023 com quase três mil farmácias distribuídas em 574 cidades em todo o país, além de forte presença nos seus canais digitais. Não só isso, mas o período registrou uma média de vendas mensal de R$ 1,1 milhão por loja madura, com um NPS (Net Promoter Score) de 92. As operações digitais do grupo – tanto pelo site quanto pelo aplicativo – também tiveram resultados expressivos, apontando para a relevância da omnicanalidade para os clientes da Raia Drogasil.
Em 2023, a empresa atingiu uma receita bruta de R$ 3,6 bilhões, com crescimento de 17,4% na comparação com 2022, resultando em um incremento de R$ 5,4 bilhões. O valor é atribuído pela administração ao crescimento das lojas maduras – que superou a inflação em 8% –, o aumento da digitalização do relacionamento com os consumidores, e a abertura de 270 novas farmácias. O número supera em 10 unidades o guidance para o ano. Já em relação às farmácias encerradas, o ano registrou 14.
O lucro líquido ajustado da empresa foi de R$ 1.104, 8 milhões, representando um crescimento de 11,4% em relação a 2022. Para 2024 e 2025, o grupo almeja um avanço ainda maior: entre 280 e 300 aberturas de lojas por ano.
RD a cada esquina
Em 2023, a Raia Drogasil totalizou um market share de 16,1% em todo o território nacional, com um aumento de 0,9 p.p. em todas as regiões. A empresa ainda aponta em sua divulgação de resultados que as farmácias do grupo atendem a 93% da classe A em um raio de 1,5 quilômetros. Já em relação à população total do país, as farmácias atendem 59% em um raio de cinco quilômetros de distância.
“Essa é uma capilaridade única, seja no varejo ou no setor de saúde, que nos credencia de forma ímpar para oferecer soluções cada vez mais completas às necessidades de saúde e bem-estar dos nossos clientes em âmbito nacional”, afirma a administração do grupo em carta a investidores.
A expansão é realidade também nos canais digitais que, desde 2019, tiveram a penetração saltar de 1,5% da receita para 16,7% no quarto trimestre de 2023. O resultado é uma receita de R$ 5,1 bilhões no ano, um crescimento de 57,5% na comparação com o ano anterior. Segundo a companhia, a participação de clientes digitalizados nas vendas totais é próxima de 20%. O marketplace atingiu R$ 160 milhões de GMV (Gross Merchandise Volume). Já o NPS digital alcançou uma pontuação de 68 – ante 26 em 2019.
Já os aplicativos do grupo representaram, em 2023, 65% da venda digital. As entregas dos canais digitais aumentaram: 25% dos pedidos próprios foram entregues em menos de 60 minutos, o que gerou um aumento do NPS de entregas de 50 pontos, em 2019, para 81 em 2023. Além disso, a modalidade Compre e Retire – no qual os clientes podem fazer suas compras pela internet e retirá-las nas lojas de sua preferência – tiveram uma penetração de 60%, e de 7% nos superapps de terceiros. Com tudo isso, a Raia Drogasil atingiu 40% de participação de mercado nos canais digitais.
Engajamento de clientes
O ano de 2023 também foi positivo para a Raia Drogasil em relação aos clientes: foram 47,6 milhões ativos, considerando que 6,4 milhões são consumidores assíduos do grupo. Nesse caso, os mesmos tiveram uma frequência média de 24 compras por ano, e 1,8 milhão (28% da base) utiliza canais digitais com frequência, alcançar 30 transações por ano.
A empresa aponta que a Stix Fidelidade, solução de fidelidade de clientes construída por meio de uma parceria entre Raia Drogasil e Grupo Pão de Açúcar, lançada em 2019, é uma importante ferramenta para aumentar a fidelização e o engajamento de seus consumidores. A Stix encerrou o ano com 4,8 milhões de clientes ativos, sendo que 2,7 milhões resgataram R$ 200 milhões em pontos no período. O uso da ferramenta é tanto que menos de 3% dos pontos não foram resgatados antes de expirarem, enquanto 55% dos pontos gerados foram resgatados na Raia Drogasil.
Em 2023, a Livelo – que conta com 40 milhões de inscritos em seu programa de recompensas – fechou um acordo com a ferramenta, permitindo o uso de pontos para pagamentos de compras nas lojas físicas e digitais das bandeiras do grupo Raia Drogasil. “Desde a implantação, a RD mais do que dobrou o volume financeiro de resgates, aumentando de forma significativa também o gasto e a fidelização desses clientes nos meses seguintes à sua utilização”, afirma o comunicado.
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