/
/
Você já se perguntou quem escolhe os emojis que estão disponíveis?

Você já se perguntou quem escolhe os emojis que estão disponíveis?

Uma das apresentações mais divertidas do SXSW foi feita por uma jornalista que participa do grupo de pessoas que define quais emojis podem existir

Em tempos de conexão absoluta, não existe ferramenta mais expressiva do que emoji. Existem carinhas para praticamente todos os sentimentos humanos – de extrema tristeza até a maior felicidade possível. Mas, você já parou para pensar em como esses emojis foram inventados? Quem decidiu que eles fossem para o seu celular? Quem escolheu essas carinhas e não outras para compor o teclado de emoções do celular?

O segredo é que existe um processo muito rígido de decisão de quais serão os emojis que chegarão aos aparelhos, realizado pelo Consórcio Unicode. A organização, que não prevê lucros, é baseada no Vale do Silício e composta por pessoas de empresas de tecnologia – como a Apple, a SAP, a IBM – e, curiosamente, o governo do Omã.

Jennifer 8. Lee, membro do Subcomitê de Emojis do Unicode e jornalista do The New York Times, veio ao SXSW comentar sobre esse processo e fez uma das mais divertidas palestras – até mesmo cartões postais foram distribuídos.

Melissa Lulio
Melissa Lulio

Como tudo começou

Jennifer conta que, há dois anos, não conhecia muito bem emojis e nem mesmo os utilizava. Porém, a jornalista é amiga da designer que elaborou a baleia do Twiiter – aquela que aparecia quando a página dava erro, lembram?

Durante uma conversa, ambas perceberam que não havia um emoji correspondente a um bolinho adorado por elas – algo parecido com a nossa empanada. E cada uma das amigas buscou a solução para o problema da forma como haviam aprendido: a designer fez o próprio emoji, enquanto a jornalista buscava descobrir quem era responsável por inventar as carinhas. Jennifer encontrou, então, a organização que trabalhava com isso.

Interessada, ela se inscreveu para participar do comitê. No primeiro convite, foi parar em uma sala cheia de engenheiros, homens, 15 pessoas que trabalhavam juntas há anos. E ela era como um fenômeno para eles, porque não era comum que houvesse pessoas novas por lá.

Melissa Lulio
Melissa Lulio

Emojis de comida

No primeiro dia de participação, Jennifer encarou um debate sobre emojis ligados a alimentação. Ela exemplifica que o símbolo do leite gerou uma longa discussão: deveriam ser em formato de garrafa, copo, caixa?

Mas, apesar de parecer cômico ou exagerado, o segredo é que o emoji não pode excluir pessoas. O primeiro critério a ser considerado em uma criação é justamente se ele representa muitas pessoas. “É um emoji relevante aquele que tem muita popularidade, uma interpretação clara e nada confusa, se é fácil de ser identificado”, comenta Jennifer. “Um emoji muito específico, como um cão de determinada raça, ou um sushi de salmão, é desnecessário. O mesmo vale para emojis redundantes”. Além disso, é claro, nada relacionados a marcas e celebridades é aceito.

A vida do emoji

Uma vez elaborada a ideia e o tema de um novo emoji, ele passa pelo comitê e é votado. Isso acontece quatro vezes por ano. Em novembro, todos os emojis que foram aprovados são preparados para ir para o celular – e isso ainda demora.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]