A violação do sigilo bancário é notoriamente um ato ilícito que ofende o direito à privacidade e à inviolabilidade de dados, garantidos pela Constituição. A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o Banco de Brasília a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a um cliente, cuja companheira teve acesso a seus dados e, com issodescobriu uma suposta traição conjugal.
O autor da ação relata que sua companheira, por meio de uma funcionária do banco, teve acesso aos seus extratos bancários e descobriu despesas que geraram dúvidas quanto à fidelidade. O casal se separou, o que, ainda de acordo com o homem, o levou à depressão e ao uso de medicamentos controlados.
O próprio banco, por meio de auditoria interna, constatou o acesso não autorizado. “A funcionária identificada foi demitida, não exercendo mais qualquer atividade nesta instituição financeira. Pedimos desculpas pelo ocorrido, pois sempre zelamos pela segurança e sigilo das informações bancárias de todos os nossos clientes”, afirmou, em comunicado.
O homem ajuizou ação de indenização, na qual pedia R$ 500 mil por danos morais. O banco, por sua vez, sustentou que o comportamento do autor motivou o rompimento do relacionamento e não a quebra do sigilo bancário.
A 8ª Vara da Fazenda Pública do DF julgou o pedido procedente. A instituição recorreu, sem sucesso ao TJ-DF. Além das garantias constitucionais, os desembargadores da corte citaram a Lei Complementar 105/01 que, em seu artigo 1º, afirma: “as instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados”. A quebra do sigilo bancário do autor constitui de forma inequívoca falha na prestação do serviço bancário passível de reparação. O dano moral é evidente”, concluíram os desembargadores.
* Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF.
Leia mais:
Solução alternativa de conflitos: um caminho viável para o consumidor
Alimentos parecem saudáveis, mas não são: problema é da rotulagem
Míngua a ampliação dos direitos dos consumidores de telecom
Three co founders of Airbnb, the holiday home rental website, also made the list.prada uk
But it good for people to talk about.bauletto gucci
The council is seeking a public retraction, damages of up to $100,000 and a permanent injunction preventing the words from being republished, the statement of claim says.louboutin boutique
“It doesn’t work for me,” Smith said.mcm bags
Post your response.timberland outlet
Discover Magazine reports that Jordan and her team found many people with four types of cones but only one person passed the tests for tetrachromatic vision.cheap ray ban glasses
Eventually, a teammate will make good on his second chance because Taylor believed in him.sac hermes birkin
mcm luggage