Dizem que a criatividade pode ser ativada por vários estímulos, que podem envolver todos os sentidos. Assim, imagens, gostos, sons (quem nunca se sentiu inspirado por uma boa música?) e até mesmo cheiros podem fazer toda a diferença quando o assunto é criação.
A McCann Montevidéu, importante agência criativa do Uruguai, que comemorou 70 anos de existência já entendeu a importância do emocional para a criação, que não é um processo baseado em fórmulas físicas. Por isso, festejou seu aniversário com um lançamento inusitado: um perfume que estimula a criatividade.
Batizado de I CANN Eau de Créativité, a fragrância unissex tem uma fórmula especial de notas cítricas importadas da França que dão aquele empurrãozinho na hora de criar. “Em 75% dos casos os aromas são capazes de nos transportar imediatamente, nos evocando momentos precisos”, explica Leandro Gómez, CEO e Diretor Geral de Criação da McCann Montevidéu.
Mas o I CANN não deve ser usado a toda hora. Para associá-lo a criatividade, a recomendação é que a primeira aplicação seja feita diretamente sobre a pele, mas apenas quando a pessoa experimentar um momento de auge criativo. Deste modo, as frescas notas aromáticas ficarão impregnadas em sua memória olfativa, o que associará o perfume ao achado de uma ideia. Essa aplicação deve ser repetida por três vezes e, só então as aplicações seguintes poderão ser feitas antes do momento de desafio criativo, justamente a fim de estimular ao máximo a criatividade.
Marketing
A ideia representa uma evolução do storytelling para o storydoing. “É muito importante o que as marcas dizem, mas ainda mais importante é o que elas fazem. Por isso, queríamos algo especial que refletisse a essência da McCann: fazer com que as marcas tenham um papel significativo na vida das pessoas”, diz Gómez.
O I CANN Eau de Créativité ganhou esse nome porque todos podem desenvolver ainda mais sua criatividade. E essa ideia é tão forte que até a campanha de lançamento do produto, fotografada por Punchi Barriola, foi protagonizada pelos próprios integrantes da agência, que já descobriram o perfume da criatividade.
Confira o vídeo:
Ficha-técnica:
Agência”McCann Montevidéu
Produto: Institucional
Direção Criativa: Leandro Gómez Guerrero
Redação: Leandro Gómez Guerrero, José Majó
Direção de arte de Arte: Gerardo Podhajny, Michel Donatte
Diretora de projeto: Sabina Ricagni
Produção: Natalia Azzato
Edição de vídeo: Franco Ricagni
Fotógrafo: Punchi Barriola, MAGOYA