Em tempos de crise, de preços lá em cima e renda lá em baixo, precisamos encontrar alternativas que nos ajudem a fechar o mês no azul ou no menor tom de vermelho possível. Viajar passou a ser luxo para alguns consumidores, mas segundo um levantamento recente, as passagens aéreas registraram queda de até 4% nos preços, no primeiro semestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O estudo, realizado pela empresa de pesquisas de viagens online, Kayak, mostra que há mais promoções para Europa e até mesmo para a Ásia, e hoje é possível encontrar passagens para Dubai e Tailândia, por exemplo, com até 30% de desconto do preço histórico. Para Bangok, na Tailândia, as passagens custam a partir de R$2.500 e para a Espanha é possível encontrar bilhetes por R$ 1.700.
De acordo com Kaio Philipe, diretor do Kayak Brasil, foi feito um comparativo entre os primeiros seis meses de 2015 e o mesmo período de 2016 e a variação de passagens com origem no Brasil é de 3,38%. “Já quando a análise é feita comparando dados do último semestre do ano passado com os primeiros seis meses de 2016, as passagens estão até 4% mais baratas atualmente”, explica o diretor.
Segundo o executivo, por conta da crise que se agravou no Brasil a partir da segunda metade do ano passado, as companhias aéreas e OTAs (Online Travel Companies) começaram a fazer promoções, que continuaram e se tornaram mais frequentes neste ano para manter a taxa de ocupação alta nas aeronaves. Outro fator que fez com que os preços diminuíssem foi a grande flutuação cambial que houve no Brasil. “Em 2015, o real se desvalorizou pouco a pouco e no início de 2016 as companhias aéreas e OTAs baixaram os preços para manter a demanda aquecida”, conta o executivo.
Mesmo com todos os fatores externos e internos, como queda no preço de combustível, aumento da inflação ou aumento da cotação da moeda estrangeira, neste momento de crise, as companhias aéreas tendem a não repassar todos os custos para o consumidor final. “Por isso as companhias aéreas preferem apostar nas promoções”, conclui Philipe.