Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quanto ganha um professor?

Quanto ganha um professor?

Se está pensando em seguir carreira, confira o que diz a pesquisa salarial

Hoje é o dia dele. O professor é considerado por muitos um dos profissionais mais importantes ? sem ele, não haveria médicos, advogados, jornalistas: todos passamos por suas mãos. A fama, no entanto, é de que a profissão é muito mal valorizada.

Pouco respeito em sala de aula é a queixa mais atual. Não faltam casos de professores que apanham de alunos ou que têm medo de sofrer alguma violência. Outra queixa, no entanto, ainda se destaca e provoca protestos por aí: salários baixos. De fato, há muitos fatores que influenciam neste quesito. Mas, como em outras profissões, quanto mais se graduar, mais bem remunerado será o profissional.  Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Catho.

Segundo o estudo, a média salarial dos professores de Ensino Superior no Brasil é de R$ 3.747,80. No momento em que o profissional se torna mestre ou doutor, o salário médio passa a ser aproximadamente 62% maior, chegando a R$ 6.069.

Para professores que lecionam para o Ensino Fundamental ou Médio, a remuneração média é de R$ 1.991,70. No caso de educadores que não têm ensino superior completo, o salário é de R$ 1.192, em média. Já entre os profissionais que concluíram a graduação e os que fizeram uma pós-graduação, a remuneração média é de R$ 1.638 e R$ 2.186, respectivamente.

Assim como é comum em outras profissões, os dados da Catho apontam que o conhecimento em inglês é um dos elementos que influenciam o salário dos professores. Caso o educador de Ensino Superior tenha nível avançado na língua, o salário médio passa a ser de R$ 4.540. O valor é 76% maior que o de educadores que tem conhecimento básico do idioma. Já o professor de Ensino Fundamental ou Médio que tem nível avançado de inglês tem uma média salarial de R$ 2.408. Caso não tenha nenhum conhecimento sobre a língua, a média de remuneração cai para R$ 1.819.
 

Quanto ganha um professor?

 

Se está pensando em seguir carreira, confira o que diz a pesquisa salarial

 

Hoje é o dia dele. O professor é considerado por muitos um dos profissionais mais importantes ? sem ele, não haveria médicos, advogados, jornalistas: todos passamos por suas mãos. A fama, no entanto, é de que a profissão é muito mal valorizada.

 

Pouco respeito em sala de aula é a queixa mais atual. Não faltam casos de professores que apanham de alunos ou que têm medo de sofrer alguma violência. Outra queixa, no entanto, ainda se destaca e provoca protestos por aí: salários baixos. De fato, há muitos fatores que influenciam neste quesito. Mas, como em outras profissões, quanto mais se graduar, mais bem remunerado será o profissional.  Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Catho, divulgada ontem.

 

Segundo o estudo, a média salarial dos professores de Ensino Superior no Brasil é de R$ 3.747,80. No momento em que o profissional se torna mestre ou doutor, o salário médio passa a ser aproximadamente 62% maior, chegando a R$ 6.069.

 

Para professores que lecionam para o Ensino Fundamental ou Médio, a remuneração média é de R$ 1.991,70. No caso de educadores que não têm ensino superior completo, o salário é de R$ 1.192, em média. Já entre os profissionais que concluíram a graduação e os que fizeram uma pós-graduação, a remuneração média é de R$ 1.638 e R$ 2.186, respectivamente.

 

Assim como é comum em outras profissões, os dados da Catho apontam que o conhecimento em inglês é um dos elementos que influenciam o salário dos professores. Caso o educador de Ensino Superior tenha nível avançado na língua, o salário médio passa a ser de R$ 4.540. O valor é 76% maior que o de educadores que tem conhecimento básico do idioma. Já o professor de Ensino Fundamental ou Médio que tem nível avançado de inglês tem uma média salarial de R$ 2.408. Caso não tenha nenhum conhecimento sobre a língua, a média de remuneração cai para R$ 1.819. 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]