Uma pesquisa recente publicada pelo jornal inglês The Guardian revela que 90% dos jovens da Geração Y e millennials (nascidos entre 1982 e 2004) não permanecem mais de 5 anos no mesmo local de trabalho – um terço dos pesquisados não tem intenção de ficar por 2 anos.
Mas essa mudança relativamente curta de trabalho traz benefícios? Na opinião de Nacho Somalo, reitor da Impact Business School da Universidade Europeia de Madri, é altamente positiva. ?O profissional enriquece muito ao desempenhar tarefas de responsabilidade em diferentes âmbitos?, explica o reitor em reportagem ao periódico espanhol El Pais. Mas Somalo alerta: ?Cuidado, não é a mesma coisa mudar de trabalho e mudar de empresa. É possível mudar de trabalho dentro da mesma empresa e, pelo contrário, mudar de empresa e não de trabalho?.
Abaixo, separamos algumas dicas extraídas do depoimento de Somalo que poderão ajudá-lo numa possível mudança de trabalho. Confira:
1 – Entenda por que você quer mudar de trabalho e não qual o tempo conveniente para fazê-lo.
2 – No entanto, quando você perceber que não pode ser mais útil à empresa ou que essa já não o enriquece (seja financeiramente ou intelectualmente) é chegada a hora.
3 – Um clico básico pode variar entre 2 e 5 anos para optar pela mudança [se tiver opções para isso, é claro].
4 ? Nunca se mova de oferta em oferta sem objetivos claros e obtenção de benefícios.
5 – Não existe o melhor momento. Ele dependerá das necessidades e expectativas de cada indivíduo.