/
/
Quais as tendências em vendas para 2014?

Quais as tendências em vendas para 2014?

Elevar receitas, aumentar a base de clientes e ser efetivo são os objetivos de sempre para um profissional de vendas. A grande questão será: como fazê-lo de forma cada vez mais produtiva?

O ano mal começou e as equipes de vendas já estão atentas às novas oportunidades e as tendências que vêm pela frente. Neste sentido, a tendência será a conscientização de que é necessária a adoção de métodos de venda mais eficazes, dinâmicos e que permitam aos profissionais responder, com sucesso, os cada vez mais competitivos e complexos processos de compra de seus clientes. Se as empresas não adotarem esta postura, é bastante provável que os profissionais o façam individualmente, a partir do uso de ferramentas em seus tablets ou smartphones.

Para ampliar a base de clientes é necessário mais do que comprometimento da força de vendas. Adotar instrumentos que ajudem a vender e melhore a prospecção já não é algo que as empresas possam prescindir. O que precisa ser revisto é a Automação do Marketing e Automação de Vendas.

Esta última tem sido percebida de forma diferente e certamente será vista como uma necessidade premente para as empresas que precisam melhorar seu desempenho comercial. Este é o momento de a Automação de Vendas sair do papel administrativo e retornar ao fundamento de apoiar o profissional a vender. Em paralelo, planos de remuneração alinhados com os objetivos são essenciais para que a força de vendas tenha foco no que é importante para a organização.

Uma das ferramentas mais importantes para a gestão de vendas será o Forecast ou previsão de vendas. Infelizmente, por vícios de gestão que utilizam a pressão como ferramenta, o uso da previsão de vendas foi banalizado e os vendedores passaram a usá-la de forma defensiva. Na medida em que os modelos de venda, suportados pela Automação, passarem a apoiar a construção do Forecast de forma automática e precisa, será possível que o seu significado possa ser resgatado. A consequência direta é a melhora do desempenho.

Já os conceitos de CRM estão sendo reavaliados. A percepção de que um aplicativo de CRM não atende aos requisitos da Automação de Vendas da maneira correta está cada vez maior e o esforço em desenvolver métodos focados tem sido uma demanda forte. Creio que 2014 possa ser o ano do resgate definitivo da Automação de Vendas como disciplina independente, mas integrada ao CRM, tirando-a da categoria de apêndice ou módulo.

*Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]