Pesquisar
Close this search box.
/
/
Privacidade online: como navegar sem fornecer dados

Privacidade online: como navegar sem fornecer dados

Um passo a passo de como se proteger durante uma navegação simples

Está cansado de propagandas digitais que te perseguem pela web e de fornecer seus dados a todos os serviços digitais? Aqui vão algumas dicas de serviços que vão te ajudar a construir a sua privacidade online. Você sabia, por exemplo, que é possível rodar um sistema operacional direto do pendrive sem deixar rastros de navegação?

Um buscador que não coleta suas informações

É unânime, o Duckduckgo é a opção número um para quem não quer ser rastreado pelos serviços de propaganda do Google, Bing ou Yahoo. Nele você consegue buscar o que precisa sem fazer download de dados automático e com a localização compartilhada por sua opção. O DDG permite que você ative ou desative seu local com um toque e oferece a mesma gama dos grandes buscadores em termos de resultados. Dá para baixar o navegador mobile e navegar em seu celular de forma segura e sem coleta de dados. ACESSE

Use um servidor de VPN

O VPN é um serviço que criptografa a navegação e gera um ambiente privado onde seu IP e informações pessoais permanecem em segurança. A tecnologia é altamente recomendada para o uso de internet em conexões públicas, como em aeroportos, cafés, lan houses e etc. É preciso, porém, escolher serviços seguros e que realmente não vendam suas informações a serviços de publicidade. O Avast, por exemplo, oferece um VPN em sua assinatura de antivírus. Mas é possível escolher alguns serviços referência como o TunnelBear.

Rode um sistema bootável em pen drive

Vai navegar em um local desconhecido e quer total segurança e privacidade para trabalhar? E possível rodar um sistema completo por um pendrive. A maneira mais fácil é baixar alguma distribuição Linux como o Mint, Kali ou Ubuntu. Na opção de live boot você poderá navegar, editar arquivos e levar consigo sua configuração de máquina sem deixar rastros. E para melhorar, o Ubuntu, por exemplo, oferece VPN automático, incluso no sistema. Os sistemas linux são baseados em UNIX coding e, por isso, também são seguros e possuem menos probabilidade de invasões por terceiros. Lembre-se: é preciso possuir um pendrive vazio com no mínimo 8GB de memória.

Use um anti malware de confiança em seus dispositivos

Os malwares são uma modalidade de vírus que possuem o poder de roubar informações. Os mais comuns são os adwares. Esse tipo de infiltração é capaz de extrair suas informações básicas para atrapalhar sua navegação com pop-ups e anúncios desnecessários. Uma ótima ferramenta de identificação e limpeza é o MalwareBytes. Junto ao CCleaner,  ainda é possível remover de vez os arquivos de locais infectados e proteger a sua máquina.

Às vezes é só uma questão de configuração

Em suas redes sociais ative a autenticação de dois fatores. Essa configuração fará com que toda tentativa de login tenha de ser aprovada em seu celular pessoal por um SMS. Algumas configurações no smartphone também podem evitar dor de cabeça: verifique em cada app quais são as permissões compartilhadas e desative as principais, como câmera, GPS e agenda. Outra dica é NUNCA baixar aplicativos fora das lojas oficiais como App Store e Google Play. Aplicativos terceiros não possuem a verificação de segurança para rodar no sistema operacional e podem gerar um estrago maior que o esperado.


Como o Facebook pretende lutar contra o Deepfake?

5 big techs para ficar de olho na nova década

Data Analytics: as 10 melhores tendências para 2020


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]