Pesquisar
Close this search box.
/
/
Presente em 99% dos lares brasileiros, Nestlé lança atendimento de vídeo em Libras

Presente em 99% dos lares brasileiros, Nestlé lança atendimento de vídeo em Libras

A empresa, que completa 100 anos no Brasil, viabilizou esse modelo a partir de parceria com a Pluris, ampliando o conceito de omnichannel

Em 2021, a Nestlé completa 100 anos de história no Brasil, presente em 99% dos lares brasileiros. Agora, não por acaso, ela coloca luz sobre um importante dado levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE): mais de 10 milhões de cidadãos brasileiros são surdos e, entre eles, 2,7 milhões possuem surdez profunda. Naturalmente, esse público demanda relacionamento e serviços como todo e qualquer perfil, mas precisa de um atendimento específico e da dedicação das empresas.

Por isso, a Nestlé adaptou seus canais e interfaces para promover a acessibilidade para pessoas surdas. Os novos serviços incluem o Serviço Nestlé de Atendimento ao Consumidor, que usará vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) –, e as novas peças publicitárias da companhia. Um exemplo disso é a comemoração de 100 anos da empresa, que já foi feita em Libras, com legenda e áudio descrição.

“O cuidado de oferecer materiais que de fato sejam compreensíveis para as pessoas surdas é muito importante”, afirma a responsável pela área de Diversidade & Inclusão da Nestlé Brasil, Helen Andrade. “Muitas vezes, acreditamos que basta colocar uma legenda, mas essa não é a realidade”.

Integração

Esse processo também envolve mudanças internas. Entre os profissionais com deficiência que trabalham na companhia, 35% têm deficiência auditiva. Por isso, a acessibilidade passa a estar disponível também no Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC) – canal disponibilizado para funcionários e familiares para consultas sobre questões emocionais, sociais, jurídicas e financeiras.

Além disso, a acessibilidade também foi incorporada ao canal de comunicação com o colaborador, que é utilizado para transmitir informações sobre benefícios como planos de saúde, odontológico, remuneração, vale alimentação, entre outros. A pessoa surda que inicia sua carreira na Nestlé também é recebida com uma integração em libras e legendas.

O papel do colaborador nesse processo também foi fundamental: há um grupo de funcionários surdos que, em primeira mão, aprovam serviços e materiais que serão disponibilizados pela empresa. “Com certeza contar com um time com pessoas surdas fez toda a diferença para entendermos a importância dessa mudança e conseguirmos fazer algo que atenda de fato as necessidades desse público”, reforça Helen. A Nestlé conta também com o apoio da Fundação Dorina Nowill que, inclusive, apoiou a criação de áudio descrição da campanha de 100 anos divulgada pela companhia.

Viabilização

A iniciativa também contou com o apoio da Pluris, empresa de BPO que, com uma parceria de 10 anos com a Nestlé, tem acompanhado as evoluções do relacionamento com o consumidor – desde a troca de cartas e receitas, até o lançamento do vídeo-atendimento em Libras, complementando o portfólio omnichannel.

“É um grande avanço a caminho de maior inclusão no relacionamento com cliente. A Nestlé nos apresentou esse desafio e tem sido muito gratificante construir o modelo e colocá-lo em prática”, comenta Guilherme Porto, CEO da Pluris. “Analisamos a tecnologia necessária para interação, gravação e armazenamento dos vídeos – essa construção foi e tem sido um grande aprendizado para nós.”

Outras ações

As iniciativas lançadas pela Nestlé são somadas a outras que, anteriormente, foram criadas pela empresa. O grande exemplo nesse sentido é a fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES), que conta com mais de 90 colaboradores surdos. O trabalho da unidade, nessa frente, já ocorre há mais de dez anos.

A história começa com uma mobilização interna, mas motivou parcerias inclusive com o SENAI, gerando capacitação e inclusão. Hoje, a unidade conta com uma tradutora na equipe interna, além de uma parceria com uma empresa de tradução e interpretação. São feitos também treinamentos e comunicações internas adaptados com libras e, é claro, campanhas de conscientização e iniciativas para que outros colaboradores e líderes aprendam essa língua.

Para utilizar o atendimento em Libras da Nestlé, basta acessar o site (nestle.com.br/converse-com-a-gente) e clicar em “atendimento exclusivo libras”.

Confira algumas curiosidades sobre a Nestlé no Brasil:

  • A Farinha Láctea chegou ao País em 1876;
  • O SAC da Nestlé foi criado em 1942;
  • Em 1952, criou-se a Assistência Nestlé para os Produtores de Leite (ANPL). Em 1999, ela se transformou em Serviço Nestlé ao Produtor (SNP);
  • Em 1956 foi criado o Serviço de Informação Científica, em apoio aos profissionais da área médica e, com ele, o Curso Nestlé de Atualização em Pediatria;
  • Em 1992, a Nestlé criou seu Centro de Memória, responsável pela guarda e preservação da documentação histórica da empresa, dos produtos e marcas corporativas.

+ Notícias

Realidade virtual permite treinar soft skills para demissão

Algoritmos enviesados do Facebook mantêm diferenças de gênero

O que o consumidor conectado entende por uma boa experiência no varejo


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]