/
/
Prato preferido do brasileiro teve preços reduzidos em 2013

Prato preferido do brasileiro teve preços reduzidos em 2013

Os recuos dos preços do arroz  e do feijão impactam diretamente do bolso do consumidor, já que são ingredientes básicos do prato típico da população brasileira. Queda no consumo forçou a baixa dos preços

O prato que mais representa os hábitos alimentícios do brasileiro ficou mais barato ao longo de 2013.  O preço do arroz caiu -9,05% e o feijão teve queda de 24,90%. A queda no preço do arroz se concentrou basicamente no primeiro semestre com quedas expressivas nos meses de Janeiro (-1,00%), Fevereiro (-3,94%), Março (-3,16%) e Abril (-4,38%) e esta queda esta associada ao bom desempenho da produção do cereal que foi favorecido ao longo de 2013 pelo clima que possibilitou um aumento na produção.

Já o feijão teve queda concentrada no segundo semestre nos meses de Julho (-10,75%), Agosto (-10,00%), Setembro (-13,31%), Outubro (-9,13%), Novembro (-6,94%), Dezembro (-7,59%). A queda nos preços se acentuou no mês de julho devido o favorecimento do clima de modo geral para os produtos cereais, como o feijão. Mas, a redução do consumo em comparação a 2012 diante dos altos preços verificados no primeiro semestre, ajustou o preço do item ao longo dos últimos meses de 2013.

O consumo per capita de feijão foi estimado em 16kg por habitante em 2013, contra 17kg em 2012. A queda do consumo se deve a alta dos preços no primeiro semestre, o que forçou a queda do consumo por parcela da população, e assim, os preços no segundo semestre teve um comportamento mais favorável. Os recuos dos preços destes alimentos impactam diretamente do bolso do consumidor, já que são ingredientes básicos do prato típico da população brasileira.

Leia mais:

Consumidor paulistano começa 2014 menos endividado

Material escolar e matrículas tem preços elevados em 2014

Cigarros, educação e alimentos elevam custo de vida nas principais capitais

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]