Pesquisar
Close this search box.
/
/
Potsdam: uma paisagem de rara beleza que estimula corações e mentes

Potsdam: uma paisagem de rara beleza que estimula corações e mentes

Primeira atividade do Consumidor Moderno Experience Summit leva participantes a uma reflexão sobre a história da Alemanha, e a forma pela qual ela impactou nossa maneira de pensar, agir e liderar

Berlim, Alemanha – O Consumidor Moderno Experience Summit é uma oportunidade de fazer executivos atuarem em colaboração e incorporarem diversos novos insights, que podem orientar sua tomada de decisões ano após ano.

A edição 2016 começou com uma vista a Potsdam. A pequena cidade, a pouco mais de 20 km de Berlim, é quase totalmente reconhecida como patrimônio histórico da humanidade. Sua beleza é extasiante. Praças repletas de árvores e vegetação em luminosos tons de amarelo, banhadas por raios de sol tênues que suavemente abrem novas texturas e surpreendem o olhar. Um cenário que torna a mais simples caminhada um exercício de impressão sensorial incessante. Potsdam foi concebida pelo imperador Frederico II da Prússia, amante da mitologia greco-romana e incentivador das artes e da cultura. Os palácios da região hoje sediam a Universidade de Potsdam. Não deixa de ser curioso que o local onde a nobreza dedicava-se às reuniões e saraus, ou ao ócio desmesurado hoje representa um local de reflexão, formação e produção de ideias e conhecimento.

Fotos de Jacques Meir
Fotos de Jacques Meir

Potsdam também conhecida como o local que recebeu os líderes aliados, Churchill, Stalin, Roosvelt e Truman, nos extertores da II Guerra, para as decisões que modelaram o mundo naqueles dias conflagrados. Logo após a Guerra, no entanto, Potsdam foi incorporada à então recém-criada Alemanha Oriental, sob influência soviética. Após a queda do muro, Potsdam foi reincorporada pela Alemanha unificada e então um intenso trabalho de recuperação foi iniciado. Hoje a cidade representa um inigualável ambiente educativo e uma demonstração de como integrar natureza e humanidade em harmonia.

IMG-20161024-WA0006

 

Cicatrizes abertas

Apesar da beleza intensa, Potsdam deixa abertas as cicatrizes da Guerra Fria. Um dos acessos à cidade é a chamada “Ponte dos Espiões”, também nome do filme recente de Steven Spielberg, com Tom Hanks. A ponte era o local preferencial onde espiões e prisioneiros eram trocados pelas potências – EUA e URSS – após longas negociações.

Após o passeio pela cidade, o grupo retornou a Berlim para visitar o Memorial do Muro da Vergonha. O famoso Muro de Berlim que encapsulava Berlim Ocidental e sua orientação capitalista e democrática no meio da Alemanha Oriental, comunista e opressiva. Uma situação bizarra, onde os cidadãos livres ficavam confinados em uma cidade delimitada por barreiras por um lado e o muro, de outro, enquanto os cidadãos em volta não tinham liberdade de deslocamento, pensamento ou escolha.

IMG-20161024-WA0007

 

Ver os restos do muro, as marcas e cicatrizes que ainda persistem no “lado oriental” e o processo de reconstrução da alma alemã, ferida pela Guerra Fria é impressionante. Refletir sobre a história e o que ideologias e incapacidade de negociar podem fazer às pessoas comuns é sempre desconfortável. Custa crer que ainda hoje, após centenas de pessoas terem sido assassinadas ao tentarem atravessar um muro, existam pessoas defendendo soluções dessa natureza como forma de garantir “segurança”.

 

IMG-20161024-WA0002

A contemplação e o contraste da beleza de Potsdam e da iniquidade e irracionalidade verificadas no Muro de Berlim, foram uma boa base para que os participantes do CM Summit pudessem estar preparados para os dois dias de intensos questionamentos que fazem parte do Workshop de liderança criativa, tema do evento deste ano.

 

Jacques Meir é diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]