/
/
O potencial transformador da IA, para além da estratégia

O potencial transformador da IA, para além da estratégia

Volkswagen e AlmavivA compartilham como estruturaram dados, cultura e processos para transformar a experiência do cliente.
Legenda da foto

Em 2023, a Volkswagen comemorou 70 anos com uma campanha publicitária ousada: trouxe de volta a imagem de Elis Regina, falecida em 1982, em uma versão criada por Inteligência Artificial. A ação não apenas marcou um momento histórico para a marca, mas também acendeu discussões acaloradas sobre os limites do uso da tecnologia.

Para Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, a ideia não era apenas celebrar. “Estávamos recebendo, no Brasil, dois modelos de carro elétrico. Queríamos algo impactante, capaz de gerar sentimentos”, explica.

O resultado foi praticamente imediato: em 24 horas, a campanha se tornou a mais assistida do País e acelerou o debate sobre regulamentações da IA. Algum tempo depois, a empresa apresentou o Terra, primeiro veículo da marca equipado com uma IA batizada de OTTO, capaz de responder perguntas sobre o carro, o manual e até curiosidades externas ao produto.

Como afirma Camila Santos, CEO da Camix Customer e mediadora do painel realizado no CONAREC 2025, as empresas que apostaram cedo em IA, hoje, colhem vantagens competitivas. É o caso da AlmavivA Experience, que há quatro anos criou o Rocco (Resolution Operation for Customer-Centered Cloud Standing), ecossistema que centraliza todos os pontos de dados da companhia.

“Essa preparação para a IA incluiu um forte processo de aculturamento. Hoje, nossas operações não funcionam sem a plataforma, o que tornou a adaptação muito mais fácil”, afirma Marcelo Coppini, vice-presidente da empresa.

IA para entrega de valor

Na Volkswagen, a IA vem sendo aplicada de forma transversal – da fábrica ao relacionamento com clientes e concessionárias. O objetivo, segundo Corassa, é personalizar pontos de contato e aprimorar processos em uma indústria tradicionalmente conservadora. Ele destaca, no entanto, a necessidade de cuidado: embora a IA seja frequentemente vista como ferramenta de redução de custos e headcount, a companhia entende que, no momento, a prioridade é otimizar recursos e investir em profissionais para garantir aceleração e eficiência.

Esse movimento também foi motivado por um desafio: há poucos anos, a Volkswagen figurava entre as últimas colocadas em rankings de qualidade de atendimento em vendas e pós-vendas. A criação da área de CX trouxe a voz do cliente para dentro do board e mudou o rumo. “Foi a maneira de recuperar posições e mirar a liderança em atendimento e serviços”, explica Corassa.

Na AlmavivA, a lógica é semelhante, mas, uma vez que o foco da empresa é o atendimento, o caminho fica  mais claro ou menos obstruído por variáveis. A empresa utiliza a IA em toda a cadeia de valor – do colaborador ao cliente final.

O Rocco, por exemplo, já conta com um módulo de gestão executiva que responde perguntas sobre indicadores e até monta automaticamente apresentações de resultados. Para os agentes, a ferramenta sugere scripts de atendimento baseados em procedimentos, com base em bilhões de interações gerenciadas pela companhia.

Ao transformar dados em inteligência aplicada, as empresas mostram que a IA, mais do que modismo, já se tornou um diferencial competitivo na experiência do cliente.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
OpenAI atinge US$ 500 bilhões e ultrapassa SpaceX como maior startup do mundo
Funcionários venderam US$ 6,6 bilhões em ações a investidores globais, elevando a empresa de Sam Altman a um novo patamar no mercado de tecnologia.
NPS desacoplado: Identificando as quebras na experiência do cliente
Para ter uma visão real da jornada de experiência, é preciso avaliar o NPS de forma segmentada, identificando pontos críticos de satisfação.
Do feedback à ação: como a IA transforma pesquisas em valor real
A era das pesquisas engessadas acabou, e a relevância agora depende de interação autêntica com o cliente.
Do consumo ao pertencimento: o segredo das marcas
McDonald’s, NBA e Sephora mostram o poder da proximidade com os clientes e das comunidades para o sucesso das marcas.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br