Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pós-compra: a experiência que vai do pedido à fidelização

Pós-compra: a experiência que vai do pedido à fidelização

Da comunicação personalizada à logística inteligente, cada detalhe na após a venda é importante para encantar os clientes e mantê-los engajados

A experiência do cliente no pós-compra vai além da finalização de um pedido. É todo o caminho que o consumidor percorre depois de adquirir um produto ou serviço, desde o momento da entrega até o suporte contínuo. É um estágio crítico na jornada do cliente, onde ele interage com a qualidade do produto, avalia o atendimento recebido e decide se continua a interagir com a marca.

Nesse contexto, as empresas tem a chance de se destacar no pós-venda oferecendo suporte excepcional, serviços pós-venda e resolução rápida de problemas. Essa experiência impacta diretamente na fidelização, nas recomendações positivas e na consolidação da reputação da marca.

Comunicação personalizada 

A comunicação personalizada, seja por meio de mensagens de agradecimento ou ofertas exclusivas, pode aumentar a satisfação do cliente e sua probabilidade de retornar à marca. Empresas como a Amazon e a Sephora são exemplos de sucesso na criação de experiências pós-compra personalizadas, que fidelizam os clientes e os mantém engajados.

Sendo assim, é importante compreender quais são os desafios na comunicação pós-compra. Além disso, é necessário oferecer escolhas ao consumidor e uma comunicação clara e proativa. Isso inclui orientá-los durante toda a jornada, desde o momento da decisão até o pós-compra, incluindo o tratamento de devoluções. Negligenciar a importância de manter um relacionamento com o cliente é perder a oportunidade de construir uma base sólida de clientes fiéis.

Experiência completa ao longo da jornada 

A estratégia adotada pela Electrolux, marca de bens de consumo duráveis, na busca por excelência na experiência pós-compra prioriza o suporte contínuo e a interação personalizada com seus clientes. A empresa lançou o portal “Electrolux Cuida”, canal que reúne todas as demandas de atendimento e serviço pós-venda. Ele também oferece conteúdo informativo, desde a instalação do produto até dicas práticas de manutenção.

Segundo Rubens Greco, Customer Service manager do Electrolux Group América Latina, o compromisso da empresa com a acessibilidade e a inclusão se reflete na clareza da comunicação pós-venda. Desde sua criação, o Electrolux Cuida atraiu 8,5 milhões de usuários e registrou 47 milhões de visualizações de páginas. Isso evidencia um aumento nas interações, independentemente da idade dos produtos. Esse portal não apenas fortaleceu o relacionamento com os consumidores, mas também ofereceu uma abordagem educativa, incentivando práticas sustentáveis e promovendo a durabilidade dos produtos.

“Graças aos conteúdos e aos serviços disponibilizados pela plataforma, damos ao cliente a possibilidade de aumentar a performance dos produtos. Um exemplo é auxiliar na economia de água e energia ao escolher o ciclo correto para lavar roupa, o que aumenta a durabilidade das roupas e reduz os desperdícios. Nós oferecemos tecnologias sustentáveis, e o Electrolux Cuida ensina a tirar o melhor proveito delas”, explica Greco.

Sucesso do canal

O investimento em design de serviços e usabilidade impulsionou o sucesso desse portal. A taxa de abandono, que era de 68%, foi reduzida para 8% após a reestruturação, conforme Roberta Reis, Digital Product manager do Electrolux Group América Latina. Além disso, a empresa adotou uma abordagem mais alinhada com a linguagem e as necessidades dos clientes, tornando a experiência mais acessível e compreensível.

“Revisitamos práticas até então utilizadas no relacionamento com o consumidor e adotamos novas ferramentas de design research. O objetivo da plataforma é reunir informações de produtos e serviços, mas a linguagem utilizava a cultura interna da empresa, não a do consumidor. Ao iniciar um atendimento, por exemplo, eram pedidas informações do refrigerador, mas o consumidor não entendia, porque o termo usado no dia a dia é geladeira. Com mudanças simples, que refletem a realidade do cliente, atingimos esses resultados significativos”, adiciona Greco. A Electrolux também implementou um canal de atendimento para clientes com deficiência auditiva e surdos, oferecendo tradução simultânea de libras online.

Táticas para melhorar a experiência pós-compra 

  • Informar proativamente os clientes sobre possíveis atrasos ou problemas no processo de entrega. Isso demonstra transparência e preocupação com a experiência do cliente, o que pode fortalecer a relação entre ele e a empresa;
  • Oferecer suporte ao cliente;
  • Incentivar o consumidor a interagir nas redes sociais;
  • Simplificar o processo de devolução;
  • Enviar e-mails personalizados informando sobre atualizações e promoções/
  • Oferecer chatbot para suporte;
  • Coletar feedback. Isso mostra que a opinião do cliente importa e oferece insights para aprimoramento futuro.
  • Oferecer desconto exclusivo estimula a fidelização, sendo uma forma palpável de recompensar a preferência do cliente e incentivá-lo a retornar.

Devolução e troca devem ser simples

Para evitar problemas e garantir a satisfação do cliente, é importante que o processo de troca e devolução seja simples e eficiente. Isso inclui oferecer opções de envio, poder devolver ou trocar o produto tanto uma loja física quanto enviar por correio, e fornecer instruções claras.

Além disso, é necessário manter o cliente informado durante o processo de devolução ou troca. Isso pode ser feito por meio de mensagens por e-mail ou SMS, informando sobre o status e o prazo para reembolso no caso da devolução. Ao investir nesses aspectos, as marcas podem criar uma experiência pós-compra positiva e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

A logística do futuro

A Privalia implementou um sistema inteligente para trocas e devoluções. Em parceria com a rede Clique Retire, a empresa adotou os “smart lockers”, armários inteligentes. Esses lockers estão estrategicamente localizados em regiões metropolitanas e são uma opção mais eficiente para devoluções. 

Como funcionam os armários

O processo de utilização desses armários para troca é simples: o cliente solicita a devolução através dos canais da marca e recebe instruções para postagem nos smart lockers da Clique Retire ou nos Correios. Esses lockers estão localizados em pontos estratégicos de alto fluxo, como estações de metrô, shoppings e postos de combustível.

“Os armários inteligentes são a solução perfeita: devolução por autoatendimento, em horários estendidos e sem filas. Encontramos na Privalia um parceiro inovador e muito alinhado com a nossa missão de facilitar a vida das pessoas”, afirma Gustavo Artuzo, co-fundador da Clique Retire. 

Erros comuns na jornada pós-compra

Alguns dos erros mais comuns na jornada pós-compra cometidos pelas empresas incluem:

  • Falta de acompanhamento pós-venda: algumas empresas negligenciam o acompanhamento do cliente. Isso pode resultar em uma lacuna na relação cliente-empresa e na falta de oportunidades para fortalecer o vínculo pós-compra.
  • Comunicação inadequada: mensagens genéricas ou excessivamente comerciais após a compra podem parecer invasivas, ou pouco autênticas. Não personalizar a comunicação ou exagerar nas tentativas de vendas adicionais podem afastar os clientes.
  • Demora na resolução de problemas: caso surjam questões com o produto ou serviço adquirido, a demora ou a falta de solução por parte da empresa pode prejudicar significativamente a experiência do cliente.
  • Ignorar feedbacks e pesquisas de satisfação: não coletar ou ignorar os feedbacks dos clientes pode ser um erro grave. Essas informações são valiosas para entender as áreas de melhoria e demonstrar que a empresa valoriza a opinião dos consumidores.
  • Oferecer poucos benefícios pós-compra: não oferecer incentivos, descontos ou recompensas para clientes existentes pode diminuir a propensão para futuras compras. Isso pode levar à perda de oportunidades de fidelização.
  • Falta de consistência na experiência pós-compra: se a qualidade do atendimento ou suporte após a compra não estiver alinhada com a experiência durante a venda, isso pode impactar negativamente a percepção do cliente em relação à marca.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]