Pesquisar
Close this search box.
/
/
Contra o populismo, uma dose de pragmatismo

Contra o populismo, uma dose de pragmatismo

O presidente da Colômbia e Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, fala no Cannes Lions sobre a estratégia para derrotar a praga do populismo

“Não segui as correntes. Não seguir à direita ou à esquerda. Preferi o caminho do pragmatismo, pensando na racionalidade econômica e também em políticas sociais.” Dessa forma, Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia e personalidade laureada com o Prêmio Nobel, definiu a sua visão política para Jack Leslie, chairman da Weber Shandwick, em uma conversa no Cannes Lions. O presidente que debelou a Guerra Civil em seu país por meio de um celebrado e corajoso acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) interrompeu uma visita oficial à França, onde reuniu-se com o presidente eleito Emmanuel Macron, para participar do Cannes Lions.

Mas o que o presidente de uma nação emergente teria a dizer para uma plateia composta de profissionais de marketing e da economia criativa? O propósito foi mostrar como uma visão pragmática da política, de um político eleito e reeleito e firmemente voltado para pacificar um país conflagrado por uma guerrilha há décadas, usou a comunicação e a crença inabalável em princípios para sensibilizar a população e mobilizar formadores e opinião.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Juan Manuel Santos contou que guarda elementos comuns com a trajetória de Emmanuel Macron. Ambos criaram partidos novos, ambos responderam por ministérios importantes de líderes tradicionais em seus países e ambos acreditam que o populismo precisa ser combatido com vigor, são “centristas radicais”. Para o presidente colombiano, o populismo encontra terreno fértil quando o sentimento de frustração toma a maior parte da população: “Nós precisamos resgatar a esperança e trabalhar pelo progresso das pessoas, pensar nisso. O mundo precisa de líderes assim”.

Perseverança e criatividade são essenciais para conquistar o apoio da população, e demonstrar sensibilidade para criar políticas públicas que reduzam a pobreza sem abrir mão da racionalidade econômica são deveres dos governantes. Mas o grande propósito da vida de Juan Manuel Santos foi pacificar a Colômbia, criando condições para um acordo de paz com os guerrilheiros das FARC. “Atingir a paz é muito mais difícil do que fazer a guerra. É preciso ser perseverante”, destaca o líder. Santos diz que a negação da paz se faz pelo medo: “é estranho, mas todo o discurso contra a busca da paz é baseado em fazer as pessoas sentirem medo, como se a paz em si fosse pior do que a guerra”.

A paz tão almejada pela liderança colombiana sofreu um revés quando o plebiscito convocado para referendar o acordo de paz do governo com as FARC foi derrotado por menos de 1%. O presidente perguntou ao chefe da campanha contrária ao acordo, qual foi a estratégia utilizada. A resposta, simples e direta foi: “Nós mentimos. Apenas isso. Mentimos”. A mentira, a mesma que motivou fenômenos como o Brexit e a eleição de Donald Trump, fez do medo a plataforma para motivar e engajar eleitores a votarem contra princípios universais de tolerância, integração e paz. Felizmente, o presidente Juan Manuel Santos não se rendeu ao populismo e efetivou o acordo em dezembro do ano passado.

O exemplo de perseverança dado pelo presidente colombiano talvez derive de sua origem: após servir à marinha colombiana como cadete em Cartagena, Santos estudou jornalismo na Universidade de Kansas, fez pós-graduação em Harvard, ajudou a criar o Partido da Unidade Social em 2005 (que levou Álvaro Uribe à presidência e Santos ao governo) e é membro de uma família influente na Colômbia, que foi proprietária do Jornal El Tiempo, onde trabalhou. Santos diz que o jornalismo traz influência, mas a mudança real só acontece com o poder. E o poder de transformar situações para melhor está na política. Uma referência positiva para nós, brasileiros, tão fustigados e descrentes estamos de nossa classe política.

Perseverança e firmeza de princípios são bons antídotos contra os males do populismo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]