/
/
O poder preditivo da Inteligência Artificial no CX

O poder preditivo da Inteligência Artificial no CX

Com o apoio da IA, soluções que vão de bots à análise de voz comprovam que tecnologia e pessoas se complementam na busca por encantamento e retenção.
Legenda da foto

Prever o futuro sempre foi uma das maiores ambições humanas. No universo dos negócios, essa busca por antecipar movimentos ganhou nova dimensão com a Inteligência Artificial. Até pouco tempo atrás, o foco estava em entender tendências de consumo e mapear preferências. Hoje, a tecnologia vai além: consegue identificar sinais sutis de insatisfação e até prever frustrações antes que elas aconteçam.

Durante o CONAREC 2025, o painel CX preditivo: Como a IA pode antecipar as expectativas dos consumidores, trouxe para o debate os caminhos para que a IA alcance esse patamar. 

Para Ana Paula Kagueyama, Global Senior Director & Site Lead Brazil do PayPal, é necessário estruturar uma cultura organizacional orientada para o uso da tecnologia. “O primeiro passo é oferecer ferramentas para os funcionários. Quando eles conseguem transformar o dia a dia com o apoio da IA, passam a enxergá-la de forma diferenciada e a identificar tanto oportunidades de encantamento quanto frustrações”, afirma. 

No PayPal, dados e informações são traduzidos em conhecimento e usados para apoiar não só a liderança, mas também áreas como produtos e marketing. Tecnologias de análise de voz e tom, por exemplo, permitem mapear dores e pontos de fricção em tempo real, favorecendo ações corretivas.

Guilherme Carrasco, vice-presidente executivo da Ademicon, chama atenção para uma visão romantizada da IA. “Não basta implementar a ferramenta e esperar resultados. É preciso ter contexto, dados higienizados e clareza sobre o que se deseja extrair”, diz.

Na Ademicon, a análise preditiva é usada para enfrentar um dos maiores desafios do setor de consórcios: o cancelamento. Com uma taxa média de 50% no mercado, a empresa reduziu esse índice para 38% graças ao monitoramento de interações em canais como SAC e WhatsApp. A partir da identificação de padrões de risco, a área de retenção consegue agir antes da inadimplência e propor soluções ao cliente.

O verdadeiro papel da IA

No Bradesco, a assistente virtual BIA já faz parte da rotina de clientes e colaboradores. A tecnologia, que começou simplificando operações como transferências e pagamentos, avança agora para aplicações generativas, capazes de oferecer respostas contextualizadas e liberar os gerentes para focar em empatia e relacionamento.

Outra inovação foi o NPS preditivo, baseado em mais de um milhão de respostas de clientes e 400 variáveis testadas. “Hoje conseguimos identificar com 98% de precisão se um cliente tem propensão a ser detrator ou promotor. Isso muda completamente o tratamento que damos a ele”, explica Alexsandra Reis, superintendente sênior de Marketing.

Patrícia Beber, Business Director da Ipsos Brasil, complementa: “A IA não tira o esforço, ela redireciona”. No painel, foram apresentados exemplos práticos de aplicação, como o caso de uma gerente que, ao identificar um cliente com tendência a ser um detrator, priorizou a resolução de problemas antes de oferecer produtos. A abordagem é um exemplo de uma estratégia que resultou em 19% mais vendas dentro dessa base.

No fim, a convergência das experiências mostra que a IA não substitui o humano, mas amplia sua capacidade de agir com precisão. Seja na prevenção de cancelamentos, na predição de satisfação ou no suporte a equipes internas, a tecnologia já se consolida como ferramenta essencial para antecipar necessidades – e evitar frustrações.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
OpenAI atinge US$ 500 bilhões e ultrapassa SpaceX como maior startup do mundo
Funcionários venderam US$ 6,6 bilhões em ações a investidores globais, elevando a empresa de Sam Altman a um novo patamar no mercado de tecnologia.
NPS desacoplado: Identificando as quebras na experiência do cliente
Para ter uma visão real da jornada de experiência, é preciso avaliar o NPS de forma segmentada, identificando pontos críticos de satisfação.
Do feedback à ação: como a IA transforma pesquisas em valor real
A era das pesquisas engessadas acabou, e a relevância agora depende de interação autêntica com o cliente.
Do consumo ao pertencimento: o segredo das marcas
McDonald’s, NBA e Sephora mostram o poder da proximidade com os clientes e das comunidades para o sucesso das marcas.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br