03. Sustentabilidade é só posicionamento?

Sobre a Triciclos Brasil

“Guiados pela intenção de atuar nos âmbitos ambiental e social com a mesma relevância que o econômico, desenhamos e implementamos soluções para eliminar o conceito de lixo. Fazemos isso através da engenharia para uma economia circular, a fim de reduzir o problema dos resíduos antes que eles sejam gerados ou garantindo que tenham o destino mais circular possível (através de reuso, retorno e reciclagem)”

Greenwashing: a falsa sustentabilidade

Por Jade Castilho

Já ouviu a expressão “greenwashing”? O termo em inglês faz parte do cotidiano da indústria, produção de bens de consumo e dos ambientalistas.

Em português ele significa algo como lavagem verde. Não à toa o termo traduz a prática empregada por empresas, organizações e governos que promove, com o apoio de suas áreas de marketing e relações públicas, iniciativas enganosas de sustentabilidade e responsabilidade ecológica.

O termo washing, no Brasil também é livremente traduzido por “maquiagem”, já que é uma tática que encobre e disfarça. O greenwashing é uma estratégia que serve tanto para vender falsa sustentabilidade ao consumidor como para esconder ações que, na realidade, agridem o meio ambiente.

Dados da pesquisa acadêmica do ecólogo Erico Pagotto“Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental”, mostram que o greenwashing pode ser aplicado, ainda, por meio de discursos manipulados, com exageros, afirmações irrelevantes, genéricas e venda.

Um outro ponto positivo são estudos da certificadora Ecolabel Index, que mostram um crescimento, entre 2010 e 2018, de 170% de certificações ambientais no Brasil. Isso significa cerca de 41 novas certificações ambientais.

Para que serve?

A equação é simples: a sustentabilidade atrai consumidores que preferem empresas que se preocupam com o meio ambiente. Com o greenwashing, a empresa ganha duas vezes: ao atrair mais clientes mesmo utilizando práticas e recursos mais baratos, que prejudicam o planeta.

Diversas grandes multinacionais já foram acusadas de fazer greenwashing. Em 2008, a Nestlé canadense divulgou um anúncio que dizia “Água em garrafa é o produto mais ambientalmente responsável do mundo” e foi denunciada por vários grupos ambientalistas.

No Brasil, montadoras foram advertidas pelo Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) por prática de greenwashing, após denúncias por lançamentos de acessórios sustentáveis para carro anunciados como itens de alta durabilidade e baixo consumo de combustível.

Os efeitos colaterais de uma política como essa são a confusão do consumidor e a diminuição ou perda da credibilidade em relação a produtos de fatos sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Palavra do Editor

Queremos agradecer à todos os ouvintes do nosso recém-lançado podcast. Este é o último episódio do ano e contamos com você no dia 8 de janeiro para ouvir a próxima conversa. Nosso intuito é um só: levantar as principais questões que definem nosso futuro. O que está sendo feito no presente para saná-las? Até agora percorremos um caminho onde falamos sobre fins inexoráveis: nossa maturidade, latinidade e o futuro do ecossistema que nos abriga: o planeta.

Esperamos que esses pontos de encontro possam contribuir para avivar perguntas necessárias no seu cotidiano como consumidor ou empreendedor.

Que 2020 seja um ano de diálogos abertos e evolutivos.

Dimas Ribeiro

Editor do Podcast Consumidor Moderno

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SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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