Pesquisar
Close this search box.
/
/
PMEs adotam tecnologia para aumentar as vendas

PMEs adotam tecnologia para aumentar as vendas

Confira entrevista com Felipe Regis Lessa, diretor de marketing e produtos da empresa de pagamentos móveis Pagtel

Estudo dos pesquisadores Daniel Galindo e Karla Caldas Ehrenberg publicado no Congresso Panamericano de Comunicação aponta que os jovens consumidores estão cada vez mais atuantes, interessados e informados. ?Eles não se deixam mais por falsas propagandas, não se fidelizam facilmente a uma marca, realizam pesquisas sobre todos os aspectos, são exigentes em relação à qualidade daquilo que consomem e querem atenção das empresas para a satisfação de seus desejos?.

Neste cenário, soluções como mobile marketing dirigido estão sendo adotadas por empresas de pequeno e médio porte para alcançar os novos consumidores. A solução é oferecida pela Pagtel, empresa de pagamentos móveis do país, que fechou 2013 com R$ 100 milhões transacionados em seu gateway. Veja abaixo entrevista com o diretor de marketing e produtos da Pagtel, Felipe Régis Lessa.

Portal NOVAREJO: Qual o impacto da adoção do mobile marketing no resultado frente aos clientes?
Felipe Regis Lessa: O impacto tem sido bastante relevante. Começamos a adotar as campanhas de SMS marketing como serviço agregado no início de 2013 e de lá para cá conseguimos dobrar, em média, as vendas de bens virtuais (recarga, SMS, etc) das grandes operadoras, como Vivo, Algar e Nextel. Além disso, conseguimos aumentar a fidelização dos clientes da base, já que não sou o único canal de vendas dos meus clientes.

NV: Como isso impactou do ponto de vista dos varejistas?
FRL: Acredito que os varejistas possam utilizar o mobile marketing para alavancar vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes, desde que a privacidade do usuário seja sempre respeitada, caso contrário o efeito será negativo. Aí depende da estratégia do varejista: se o celular vai ser usado para o cliente conhecer mais o produto através de um aplicativo, se vai ser receber promoções por geolocalização ou mesmo comunicar novidades e promoções por SMS.

NV: Esta questão das modificações no comportamento do consumidor, é recente, acontece há mais ou menos quanto tempo?
FRL: Há uma mudança bastante profunda em curso quando se olha para os jovens. De um lado, vejo eles cada vez mais engajados com a tecnologia móvel e fazendo seus celulares centrais em suas vidas. Por outro lado, acho que os smartphones vêm trazendo um volume de informações enorme e contínuo, o que pode gerar estresse ou déficit de atenção em relação a essas informações. Este contexto traz alguns desafios para se comunicar com este cliente através do celular: conhecê-lo profundamente mais do que nunca, gerar relevância e pertinência na mensagem.

NV: Como os varejistas e outras empresas podem se adequar aos novos tempos?
FRL: No caso dos clientes da Pagtel, nós começamos o trabalho aprofundando nosso conhecimento sobre o negócio de cada cliente e do comportamento dos usuários do sistema da Pagtel. Sobre os usuários, nós temos um volume muito grande de informações, o que facilita esta imersão. A partir deste estudo minucioso, nós desenvolvemos campanhas que fossem alinhadas aos objetivos dos clientes, mas também levando em consideração o que engajaria mais os usuários. Ao mesmo tempo, nós já temos uma estrutura para tratar um volume de dados muito grande, nem todas as empresas estão prontas para isso.

NV: Um varejista de pequeno porte tem condições (financeiras) de criar campanhas de mobile marketing? Quanto isso pode custar?
FRL: Se o pequeno varejista tiver uma base de dados do cliente, como celular, informações sobre as compras já realizadas, etc, é possível fazer campanhas informativas de SMS desde que haja uma autorização do cliente (opt-in) e que a mensagem não seja puramente de marketing. Os custos não são baixos: é necessário contratar um broker autorizado para enviar as mensagens, ter uma agência ou um profissional dentro da empresa preparado para gerir estas campanhas. Fora isso, captar novos clientes através do celular é spam e não acho que seja uma boa estratégia, afinal seria um ?tiro no escuro?, você não sabe quem é o cliente, o que ele deseja, se é que deseja algo.

NV: Como atrair consumidores infiéis?
FRL: Não existe fórmula, é preciso analisar com profundidade cada caso. Mas um dos caminhos o marketing certo para o público ao qual o produto se dirige é fundamental.

NV: Qual o segredo para a Pagtel crescer 20% (2013 em relação à 2012)?
FRL: As campanhas de mobile marketing foram responsáveis por parte do crescimento da empresa em 2013 em função do aumento nas vendas dos meus clientes. Como meu faturamento está relacionado às vendas feitas através do nosso sistema, conforme as vendas aumentam, o desempenho financeiro da Pagtel será melhor.

Felipe Régis Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]