/
/
Pix por aproximação reduz tempo de pagamento para 6 segundos

Pix por aproximação reduz tempo de pagamento para 6 segundos

Segundo o PagBank a nova transação leva apenas seis segundos e chega para tornar o processo de pagamento mais ágil e simples para clientes e comerciantes

Há quatro anos, quando foi lançado, o pagamento por Pix ganhou popularidade entre os consumidores. Para se ter uma ideia, segundo relatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no primeiro semestre de 2024, o Pix registrou 29 bilhões de transações, um aumento de 61% em comparação com o mesmo período de 2023. A ferramenta de pagamento instantâneo ultrapassou as demais formas de pagamento combinadas, incluindo cartões de crédito, débito, pré-pagos e boletos.

Como funciona o Pix por aproximação?

A tecnologia utiliza terminais com NFC (Near Field Communication), permitindo que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão. Para realizar uma transação, o cliente habilita o pagamento com reconhecimento facial ou senha, aproxima o smartphone da maquininha, confere o valor e confirma a operação. Em compras acima de R$ 200, a senha da conta será solicitada.

O PagBank destaca que o tempo médio para concluir uma transação via Pix será reduzido de 36 segundos para apenas 6 segundos, oferecendo maior agilidade tanto para consumidores quanto para comerciantes.

Benefícios para consumidores e lojistas

De acordo com Alexandre Magnani, CEO do PagBank, a funcionalidade beneficia tanto consumidores quanto lojistas. “A nova funcionalidade gera agilidade da venda e a manutenção da segurança em conformidade com as regras da carteira do Google e do próprio Banco Central”, comenta o executivo. Ele ainda ressalta que, além da praticidade, o sistema oferece vantagens como comprovantes de venda e conciliação financeira unificada.

O PagBank já vinha disponibilizando o Pix via QR Code em suas maquininhas, e a inclusão do Pix por aproximação ganha diversidade no segmento de pagamentos. “Com a chegada do Pix NFC, essa experiência se torna ainda mais ágil, fortalecendo o hábito de pagamentos rápidos e seguros nas máquinas”, destaca Magnani.

Além do PagBank e Banco do Brasil, empresas como PicPay, Itaú Unibanco e C6 Bank já haviam habilitado a funcionalidade em parceria com a carteira do Google. Essa expansão deixa claro que o Pix por Aproximação tem tudo para se consolidar como uma alternativa preferida para pagamentos no Brasil, unindo agilidade, conveniência e segurança.

Monitoramento de Pix

Outra inovação recente que entrou em vigor neste ano, foi a medida da Receita Federal, que visa o monitoramento das operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento. Agora, ambas terão que informar transações financeiras superiores a R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas e R$ 15 mil mensais no caso de pessoas jurídicas. A medida tem como objetivo intensificar o controle sobre operações financeiras e combater práticas como evasão fiscal e sonegação de impostos.

Com isso, não apenas transferências únicas que ultrapassem R$ 5 mil serão monitoradas. Operações acumuladas que superem esse valor, como transferências via Pix realizadas de forma fragmentada, também serão informadas à Receita Federal.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]