/
/
Tem pelo de rato na sua macarronada (e a Anvisa sabe disso)

Tem pelo de rato na sua macarronada (e a Anvisa sabe disso)

É tolerada a presença de um único pelo de roedor em cada 100g de produtos derivados de tomate. A Heinz ultrapassou a quantidade permitida

A Heinz está envolvida em mais uma triste polêmica. Um lote de extrato de tomate da marca foi retirada do mercado, justamente por causa da presença de pelo de roedor. No dia 15 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento no mercado do lote L06 do extrato de tomate da marca, fabricado em Goiás. A validade ia até abril de 2017.

A polêmica, porém, não termina aí. A decisão de recolhimento foi tomada com base na resolução RDC 14/2014, que define limites maiores de tolerância para matérias estranhas em alimentos e bebidas. É nesse ponto que ficamos em choque. De acordo com essa determinação, para produtos derivados de tomate, é tolerado um fragmento de pelos de roedor em 100g; em canela em pó, 1 em 50g; e em chocolate e produtos achocolatados, 1 em 100g. Ou seja, havia mais de um pelo no produto da Heinz.

A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, comenta que a Associação já havia feito testes anteriores em produtos Heinz e havia encontrado problemas, mesmo quando os critérios de avaliação não eram tão rígidos. “A Anvisa não permitia nenhuma quantidade de pelos, antigamente”, comenta. “Depois, essa norma foi flexibilizada”. A Proteste, é claro, é contra a mudança.

Lembrança

Não faz muito tempo e você deve se lembrar de quando a Proteste, em uma de suas análises, encontrou três pelos de roedor em uma amostra de 100 gramas de ketchup Heinz, importado do Méximo. O fato ocorreu em 2013. O produto, um pote de 397 gramas do lote 2C30, foi adquirido em dezembro de 2012 em um mercado de São Bernardo do Campo.

Em 2012, a Associação também detectou a presença de pelo de roedor em três amostras de uvas passas e castanha do Pará sem casca, em teste com produtos adquiridos em São Paulo. E em testes de ketchup e molho de tomate, realizados em anos anteriores, o problema também foi detectado.

É preciso mudar

Para Maria Ines, é inaceitável que haja uma tolerância nesse sentido. “Os roedores são transmissores de doenças e essa flexibilização, de acordo com o entendimento da Proteste, traz um dano ao consumidor”, defende.

A presença de pelo de roedor (rato, ratazana e camundongo) nos alimentos evidencia grave falha na implementação das boas práticas de fabricação e, é claro, a Proteste foi favor1911ável ao recolhimento do lote em questão. Porém, isso não diminui o fato de que a flexibilização é uma má ideia. “O consumidor pode ser prejudicado”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]