* Por Caito Maia
Em tempos em que só se ouve falar de compras pela web, seja site ou redes sociais, defender o ponto de venda (PDV) parece até um pecado. Na minha opinião, no entanto, justamente o fato de mais clientes conhecerem a marca por meio de outros canais de venda aumenta a necessidade de apresentar uma loja inovadora e diferente.
Nessa frente, a tecnologia pode ser um grande aliado do comerciante. Claro que o objetivo final é aumentar o consumo dentro do PDV, mas essa inovação, em paralelo, melhora a experiência do cliente e o posicionamento da marca.
Vou dar uns exemplos de como melhoramos essa experiência do cliente na Chilli Beans. Um de nossos primeiros investimentos foi o Chilli+, um espelho digital, cuja tecnologia permite ao cliente se fotografar com óculos e relógios e compartilhar suas imagens no e-mail e redes sociais.
No caso do Chilli+, hoje temos um arquivo com milhares de rostos cadastrados. Material excelente para pensar formatos e modelos até desenvolver insumos para programas de fidelização.
O futuro do Chilli+ é agregar o e-commerce à ferramenta. Assim, dentro da loja, temos o conceito de prateleira infinita, com os consumidores acessando todo o estoque disponível da empresa.
Outra tecnologia implementada com resultado direto na experiência do cliente é nossa máquina de customizar os óculos, que temos na nossa Flagship Store.
Na máquina, o cliente escolhe entre algumas opções de modelos de óculos (aviador, máscara etc) e aí aplica uma infinidade de ferramentas para tornar sua peça única, como cor de lentes, de hastes, internas e externas, tipo de aplicação de logomarca etc.
Os óculos customizados representam cerca de 4% do faturamento anual da loja. No entanto, sem dúvida, o maior lucro é manter o consumidor mais tempo na loja, usufruindo da experiência de compra e do contato com os vendedores.
E tudo o que torna a venda uma experiência é capaz de estimular o cliente a consumir mais.
* Caito Maia é presidente da Chilli Beans