/
/
Páscoa com educação financeira

Páscoa com educação financeira

A Páscoa é uma data que aquece o mercado pela troca de chocolates e pelo preço que vem sendo oferecido. Será que os consumidores se preparam financeiramente para essas compras?

Muito provavelmente, não. E a consequência disso são pessoas se endividando ? ainda mais ? por gastos como esses, sem qualquer planejamento. O correto seria, logo no início do ano, já verificar todas as datas comemorativas ? ou que, de alguma forma, representem algum gasto ? para se programar, constando no orçamento financeiro desses meses as respectivas despesas, como a Páscoa.

É claro que esse é apenas um exemplo e muitas pessoas podem pensar que é um exagero falar em endividamento. No entanto, a minha abordagem é a educação financeira, que se baseia na mudança de comportamento, uma vez que uma atitude errônea repetidas vezes se torna um hábito, que pode comprometer seriamente a vida financeira. Por isso, pensar pontualmente, não resolve a causa do problema, muito pelo contrário.

Por isso, minha recomendação é: mude agora, não deixa para depois. Faça um diagnóstico da vida financeira, saiba exatamente para onde vai cada centavo do seu dinheiro e tenha ciência dos seus ganhos. Pode parecer óbvio, mas tem muita gente que não tem ideia do valor que ganha mensalmente, principalmente os que possuem ganhos variáveis. Esse é o primeiro passo para não ficar mais vivendo fora do padrão de vida.

Após essa análise, se perceber que possui condição de fazer as compras para a Páscoa, sem se enrolar com as finanças, ótimo! Caso contrário, com os números reais do seu orçamento em mãos, é possível traçar outras estratégias, diminuir a lista de pessoas (priorizando as crianças) ou mudar o produto presenteado, enfim, ajustando para caber no valor disponível. Boa páscoa a todos!

***

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP, autor do best seller Terapia Financeira e dos lançamentos Sabedoria Financeira e Papo Empreendedor.

Leia mais:
Qual a diferença entre compromisso, dívida e inadimplência
Crédito consignado: como utilizar adequadamente
Desde a infância: educação financeira e sustentabilidade
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]