Embora os consumidores ainda comprem, na maioria esmagadora dos casos, em lojas físicas, os smartphones estão se tornando uma parte essencial da experiência nos pontos de venda. Embora o pagamento via celular não tenha apresentado até agora o sucesso esperado, ele já desempenha um papel relevante na decisão de compra.
De acordo com o estudo Connected Commerce, da DigitasLBi, 85% dos consumidores entrevistados usam smartphones dentro das lojas, contra 72% um ano atrás. Mais importante que o uso do celular é seu impacto no processo de compra: 55% dos entrevistados disseram que a internet e os smartphones mudaram a maneira como consomem nas lojas físicas. Mais de três quartos dos usuários de internet disseram ser influenciados, de alguma forma, pelo ambiente mobile durante o processo de compra e, com isso, existem oportunidades para novos serviços digitais. Nos Estados Unidos, 71% dos respondentes disseram estar dispostos a receber cupons de desconto ou ofertas especiais em seus celulares, desde que de forma personalizada.
O estudo foi realizado em 2015 pelo segundo ano, pesquisando tendências de consumo multiplataforma em 17 países (Alemanha, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Reino Unido, Singapura e Suécia. Cerca de mil pessoas foram entrevistadas, on-line, em cada país.
Uma das conclusões do estudo é que os consumidores se informam principalmente pelo site ou app do varejista, quando buscam informações sobre produtos ou serviços. A loja é a segunda escolha, seguida por amigos ou familiares e pelos sites de comparação de preços.
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