/
/
Dizer que Papai Noel existe pode não ser boa ideia

Dizer que Papai Noel existe pode não ser boa ideia

Você conta para o seu filho que todos aqueles presentes que estão debaixo da árvore vieram do Papai Noel? Essa pode não ser uma boa ideia. Confira o motivo

Fim de ano é época de reunir a família, celebrar, trocar presentes e, principalmente para as crianças, esperar a chegada do Papai Noel. Afinal de contas, muitos pais convencem seus filhos de que o bom velhinho é real. Mas será que essa mentira aparentemente inofensiva (e bem tradicional) pode ser prejudicial às crianças?

Segundo um artigo publicado pelo psicólogo Christopher Boyle e pela pesquisadora de saúde mental Kathy McKay, sim. No artigo, publicado originalmente na revista Lancet Psychiatry, eles dizem que a confiança que as crianças têm em seus pais pode ser abalada pela história do Papai Noel.

A ideia principal é que esta mentira pode levar a um questionamento sobre todo o resto. “Se eles (os pais) são capazes de mentir sobre algo tão especial e mágico, podem ser confiáveis para continuar sendo os guardiões da sabedoria e da verdade?”, questionam os pesquisadores.

Segundo eles, cedo ou tarde as crianças vão descobrir que a mágica história é mentira e passarão a se perguntar quais outras inverdades vem sendo contadas.

Há ainda outro problema apontado pelos autores: a existência de um lugar no Polo Norte onde as crianças são observadas – e julgadas! – em tempo integral pode ser assustadora. Para Boyle, que também é professor na Universidade de Exeter (Inglaterra), a moralidade dessa imagem – um Papai Noel sentado em uma cadeira julgando quem foi bom ou mal ao longo do ano – deveria ser questionada.

Os autores até aceitam que pode ser aceitável mentir para crianças de vez em quando, como por exemplo contar que um bichinho que morreu vai para o céu dos animais. Mas a fantasia do Papai Noel pode não ser inteiramente para as crianças. Afinal, são os adultos que gostam de voltar à ela no Natal.

“A existência de mundos fantasiosos como o de Harry Potter, Star Wars e Doctor Who mesmo entre adultos, demonstra esse desejo de voltar à infância”, escreve a dra. Kathy McKay, da Universidade da Nova Inglaterra, Austrália. “Muitos podem voltar a um tempo em que a imaginação era aceita e encorajada, o que não é o caso na vida adulta”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]