A comunicação instantânea é cada vez mais valorizada, as empresas estão constantemente buscando maneiras de melhorar o atendimento ao cliente. Para se ter uma ideia, 3 a cada 4 adultos enviam mensagens a uma empresa ao menos uma vez por semana, segundo estudo recente da Kantar. As empresas têm enxergado na ferramenta uma oportunidade para escalar seus negócios, melhorando o atendimento e estreitando os laços com seus clientes.
Um exemplo de empresa que tem aproveitado essa tendência é o Banco Pan. Em parceria com a Blip, plataforma de inteligência conversacional em aplicativos de mensagens, o banco participou de um projeto piloto do WhatsApp Business Calling, iniciativa da Meta que já está em uso.
Mark Zuckerberg anunciou a ferramenta ao mercado no começo de junho, incluindo a fase de testes de “chamadas para empresas”, que visa estreitar ainda mais os laços entre empresas e clientes por meio de comunicações por voz. Além disso, essa ferramenta apoia a estratégia conversacional em situações mais complexas, nas quais uma ligação pode ajudar a resolver problemas de forma mais rápida.
Conectando empresas e clientes
O WhatsApp Business Calling permite que empresas façam chamadas de voz diretamente pelo WhatsApp, indo além das mensagens escritas. No caso do Banco Pan, a implementação dessa tecnologia tem sido um diferencial. Ao utilizar o WhatsApp Business Calling, os representantes de vendas do banco conseguem se conectar de forma mais imediata com os clientes.
Um dos objetivos dessa comunicação é melhorar a experiência do cliente e potencializar as oportunidades de negócios. “O lançamento da ferramenta durante o Meta Conversations marca um ponto importante na evolução das comunicações empresariais, seja para atendimento, vendas, engajamento, ações de marketing ou outras áreas”, explica Roberto Oliveira, CEO da Blip. “O Banco Pan, ao abraçar essa inovação desde o início conosco, reforça seu compromisso em oferecer conveniência, conexão, inovação e confiança aos seus clientes”.
A “Chamadas para Empresas” oferece uma experiência omnichannel, integrando diversos meios de comunicação em uma única plataforma. Isso significa que os clientes podem escolher como preferem se comunicar com as empresas, seja por mensagem de texto, e-mail, chat em tempo real ou chamadas de voz. Essa integração facilita a transição entre diferentes canais, garantindo que a comunicação seja contínua e sem interrupções.
A interface intuitiva da plataforma permite que os usuários naveguem facilmente entre os diferentes canais de comunicação, selecionando aquele que melhor atende às suas necessidades no momento. Esse nível de flexibilidade é essencial para atender às expectativas dos consumidores modernos, que desejam interações rápidas e eficazes.
De acordo com André Carnevale, superintendente executivo de produtos do Banco PAN, essa é mais uma opção para o cliente final decidir como prefere se comunicar com as empresas com as quais se relaciona.
“Atualmente, estamos trabalhando apenas com a solução de voz. Funciona da seguinte forma: durante uma conversa com nossas plataformas de vendas, os clientes podem solicitar uma chamada de voz com nossos representantes via WhatsApp. Dessa forma, nossos agentes ganham mais agilidade para melhorar as taxas de conversão e nossos clientes saem ganhando no final do dia com suas demandas sendo atendidas com total comodidade”, afirma.
Conectividade e inovação
Em 2024, o WhatsApp celebra 15 anos de existência, consolidando-se como uma ferramenta essencial de comunicação global. Disponível em 60 idiomas, a plataforma é utilizada mensalmente por mais de 2 bilhões de pessoas, que enviam 100 bilhões de mensagens diariamente.
Nesse vasto ecossistema digital, o Business Messaging tem ganhado destaque. Empresas de todos os tamanhos utilizam o WhatsApp para atender demandas e interagir com seus clientes de maneira eficiente. Todos os dias, mais de 600 milhões de conversas entre pessoas e empresas ocorrem através das plataformas do WhatsApp.
O WhatsApp Business, a versão dedicada para empresas, conta com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, o que mostra uma confiança das empresas na plataforma para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente.