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Os caminhos para o varejo personalizado

Os caminhos para o varejo personalizado

Interação on-line com clientes no PDV estimula ações de marketing segmentadas e em tempo real

O papel das novas tecnologias é cada dia mais evidente para as estratégias do varejo. O investimento em inovação no setor vai desde a criação de lojas virtuais até a digitalização de processos. Há soluções que facilitam não só a gestão, mas também as estratégias de negócios dos estabelecimentos, beneficiando toda a cadeia do varejo ? do Centro de Distribuição ao consumidor final. O Smartwifi é uma das ferramentas de TI consideradas mais atuais e assertivas, diante da necessidade de aprimorar a experiência dos consumidores e satisfazê-los de forma mais eficaz.

Se antes o varejo se guiava pela segmentação, considerando grupos maiores, com comportamentos e preferências semelhantes, a personalização é a evolução desse cenário e a Smartwifi é a solução ideal para esse fim. A tecnologia em questão não tem mistério. A solução suporta aplicações para interação com quem acessa a rede sem fio e, com isso, viabiliza ações segmentadas e personalizadas para o marketing no varejo.

Tecnicamente, o conceito pode ser compreendido como uma camada adicional na rede sem fio, que se comunica com softwares de inteligência baseados em APIs, que permitem a comunicação entre softwares de rede e softwares de computadores e/ou dispositivos móveis.

Com um link de Internet é possível garantir o perfeito funcionamento da Smartwifi, estabelecendo então uma interação lojista/consumidor em tempo real. Com essa ferramenta, a estratégia de marketing no varejo ganha inúmeras possibilidades. Por meio da análise da rotina de interação com o usuário da rede de internet sem fio, as ações poderão ser cada vez mais direcionadas para cada cliente. Ao oferecer o acesso gratuito à internet e gerar um repositório com informações pessoais, a loja poderá utilizá-las estrategicamente, durante o período de consumo, assim como no pós-venda.

Apesar de simples, a tecnologia ainda não está difundida no segmento. O maior desafio é convencer o mercado nacional de que essa estratégia de marketing gera excelentes resultados, com um custo bem inferior ao investimento em mídias, como TV, rádio e outdoors, principalmente por ser uma ação inteligente. É importante destacar que, quanto maior for a busca por soluções voltadas para esse fim, maior será o investimento das empresas de tecnologia para desenvolver ferramentas e que se comuniquem mais facilmente com o banco de dados dos clientes das empresas varejistas.

O segundo maior desafio está exatamente aí: a interação entre a Smartwifi e a base de dados de clientes das empresas varejistas, que não segue um padrão. Atualmente, temos tecnologias que facilitam a adaptação às necessidades de vários clientes, mas são poucos os softwares de mercado que compartilham as informações dos clientes (base de dados) com ferramentas de terceiros (Smartwifi). Desse modo, tornam-se necessárias várias horas de customizações para que o software que armazena todas as informações de clientes se comunique com uma plataforma de “marketing via Wi-Fi?, como o Smartwifi.

Essa nova tecnologia ainda tem grande potencial, quando o objetivo for o estudo do comportamento do público, por possibilitar monitoramento em tempo real e em longo prazo, além de apresentar informações visuais e gráficas. Com base nos dados, define-se com mais assertividade as mudanças de vitrines, as estratégias de promoção e a organização de produtos, por exemplo. A tecnologia também é aliada do varejista, uma vez que facilita a identificação de prospects, a criação e acompanhamento de promoções e a gestão dos estoques e prateleiras. Desse modo, ao proporcionar uma experiência de compra diferenciada, o Smartwifi apoia os processos de atração e fidelização de clientes de tende a ser um importante foco de investimento para as estratégias inovadoras do marketing para varejo.

* Cesar Schmitzhaus é coordenador de tecnologia da Teltec Solutions

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