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Os caminhos para a inovação

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Pós-NRF em São Paulo lota auditório da APAS para mostrar as principais tendências do varejo mundial

O primeiro evento Pós-NRF 2015 foi realizado nesta quarta-feira (21) no Espaço Apas, em São Paulo. Promovido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), pela consultoria BTR ? Bridge to Results e pela revista NOVAREJO, o evento trouxe ao público paulistano, apenas uma semana após o encerramento do NRF BIG SHOW deste ano, as principais conclusões do maior evento de varejo do mundo.

Uma plateia de mais de 300 pessoas ocupou o auditório da Associação Paulista de Supermercados (Apas) na capital paulista para acompanhar o evento. Na abertura, Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão, que edita a revista NOVAREJO, fez uma provocação à plateia. ?Os oráculos de plantão têm previsto crescimento zero, um ano ruim para a economia. Mesmo assim, temos aqui neste auditório empresas que crescerão em dois dígitos. Quem faz nosso caminho somos nós?.

A seguir, Eduardo Terra, presidente da SBVC, elencou 8 tendências para o varejo neste ano, com base nas discussões geradas com a delegação BTR NOVAREJO em Nova York durante o NRF BIG SHOW. Confira as 8 tendências AQUI.

Depois foi a vez de Grasiela Tesser, diretora da NL, que, de forma descontraída, apontou as grandes inovações tecnológicas da feira de tecnologia que acontece junto ao NRF Big Show. O maior destaque, segundo ela, ficou para os beacons, dispositivos de comunicação que, integrados a aplicativos de celular e redes Bluetooth, permitem ao varejo integrar os celulares dos clientes à experiência de compra no PDV. ?Nesta edição do NRF foi muito interessante notar aplicações da tecnologia ao longo da feira, e não apenas projetos-piloto. O varejo está integrando o on-line às lojas?, comenta.

Para o arquiteto Mauricio Queiroz, que veio na sequência, essa integração do on-line e do off-line está na prática destruindo a tese do omnichannel, até então visto como a integração dos canais para melhorar o entendimento dos consumidores. ?Para os consumidores não existem múltiplos canais: eles querem interagir com as marcas da mesma forma em qualquer lugar?, afirma. O varejo tem, então, a missão de entregar, em qualquer ponto de contato, as mesmas ferramentas e o mesmo tipo de experiência. ?É um único canal, com diferentes modalidades?, diz.

O professor do Provar/USP João Carlos Lazzarini apresentou na sequência o trabalho realizado em um dos módulos de visitas técnicas realizado pela delegação BTR NOVAREJO em Nova York. O estudo do varejo massificado (Fast Moving Consumer Goods) ressaltou aspectos como o ?channel blurring? e a necessidade de oferecer uma proposta de valor consistente, facilmente entendida pelos clientes. ?Vimos claramente quem consegue entregar e quem fica devendo, e o resultado é visto nitidamente no balanço das empresas?, diz.

Por fim, Renato Müller, editor da plataforma NOVAREJO, apresentou as lojas analisadas no módulo Inovação das visitas técnicas e trouxe um panorama de lojas inspiradoras no varejo de Nova York. ?A cidade é um caldeirão de conceitos e tendências, e varejistas como Birchbox, Bag Borrow & Steal, Blue Apron e Everlane mostram que conveniência, transparência e valor geram modelos de negócios inovadores?, afirma.

Nesta quinta-feira, a SBVC realiza, novamente em parceria com BTR e NOVAREJO, promove o Pós-NRF no Rio de Janeiro, no Shopping Metropolitano Barra. Confira AQUI a agenda dos demais eventos da série.

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