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Os caminhos para a inovação

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Pós-NRF em São Paulo lota auditório da APAS para mostrar as principais tendências do varejo mundial

O primeiro evento Pós-NRF 2015 foi realizado nesta quarta-feira (21) no Espaço Apas, em São Paulo. Promovido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), pela consultoria BTR ? Bridge to Results e pela revista NOVAREJO, o evento trouxe ao público paulistano, apenas uma semana após o encerramento do NRF BIG SHOW deste ano, as principais conclusões do maior evento de varejo do mundo.

Uma plateia de mais de 300 pessoas ocupou o auditório da Associação Paulista de Supermercados (Apas) na capital paulista para acompanhar o evento. Na abertura, Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão, que edita a revista NOVAREJO, fez uma provocação à plateia. ?Os oráculos de plantão têm previsto crescimento zero, um ano ruim para a economia. Mesmo assim, temos aqui neste auditório empresas que crescerão em dois dígitos. Quem faz nosso caminho somos nós?.

A seguir, Eduardo Terra, presidente da SBVC, elencou 8 tendências para o varejo neste ano, com base nas discussões geradas com a delegação BTR NOVAREJO em Nova York durante o NRF BIG SHOW. Confira as 8 tendências AQUI.

Depois foi a vez de Grasiela Tesser, diretora da NL, que, de forma descontraída, apontou as grandes inovações tecnológicas da feira de tecnologia que acontece junto ao NRF Big Show. O maior destaque, segundo ela, ficou para os beacons, dispositivos de comunicação que, integrados a aplicativos de celular e redes Bluetooth, permitem ao varejo integrar os celulares dos clientes à experiência de compra no PDV. ?Nesta edição do NRF foi muito interessante notar aplicações da tecnologia ao longo da feira, e não apenas projetos-piloto. O varejo está integrando o on-line às lojas?, comenta.

Para o arquiteto Mauricio Queiroz, que veio na sequência, essa integração do on-line e do off-line está na prática destruindo a tese do omnichannel, até então visto como a integração dos canais para melhorar o entendimento dos consumidores. ?Para os consumidores não existem múltiplos canais: eles querem interagir com as marcas da mesma forma em qualquer lugar?, afirma. O varejo tem, então, a missão de entregar, em qualquer ponto de contato, as mesmas ferramentas e o mesmo tipo de experiência. ?É um único canal, com diferentes modalidades?, diz.

O professor do Provar/USP João Carlos Lazzarini apresentou na sequência o trabalho realizado em um dos módulos de visitas técnicas realizado pela delegação BTR NOVAREJO em Nova York. O estudo do varejo massificado (Fast Moving Consumer Goods) ressaltou aspectos como o ?channel blurring? e a necessidade de oferecer uma proposta de valor consistente, facilmente entendida pelos clientes. ?Vimos claramente quem consegue entregar e quem fica devendo, e o resultado é visto nitidamente no balanço das empresas?, diz.

Por fim, Renato Müller, editor da plataforma NOVAREJO, apresentou as lojas analisadas no módulo Inovação das visitas técnicas e trouxe um panorama de lojas inspiradoras no varejo de Nova York. ?A cidade é um caldeirão de conceitos e tendências, e varejistas como Birchbox, Bag Borrow & Steal, Blue Apron e Everlane mostram que conveniência, transparência e valor geram modelos de negócios inovadores?, afirma.

Nesta quinta-feira, a SBVC realiza, novamente em parceria com BTR e NOVAREJO, promove o Pós-NRF no Rio de Janeiro, no Shopping Metropolitano Barra. Confira AQUI a agenda dos demais eventos da série.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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