Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os benefícios do uso do GLP no agronegócio, segundo a Ultragaz

Os benefícios do uso do GLP no agronegócio, segundo a Ultragaz

Empresa revela como a utilização desse recurso pode trazer ganhos para um dos principais setores da economia brasileira; confira

É indiscutível o quanto o agronegócio é essencial para o Brasil. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, calculados em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), em 2019 o setor cresceu 3,81% em 2019 e, com isso, representou 21,4% do PIB brasileiro total.

Tal relevância tem motivado busca por processos mais eficientes no agronegócio, principalmente nas etapas da cadeia produtiva. Um exemplo disso é uso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no agronegócio – tendência estabelecida em países como Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido devido à sua versatilidade e benefício ambiental. No Brasil, esse é um método em crescimento amplo.

“A evolução do uso do GLP caminha em conjunto com a estratégia de modernização do setor, que vem investindo em novas tecnologias desde o plantio até a distribuição dos produtos”, conta Aurelio Ferreira, diretor de Desenvolvimento da Ultragaz. “São inúmeras aplicações que têm se destacado nos últimos anos, como o uso do GLP para secagem de grãos e sementes, garantindo ao produtor o controle da temperatura com manuseio fácil”. Além disso, o alcance e capilaridade desse método permite abastecer todo o território nacional – e isso é ideal para o agronegócio. “O GLP pode ser estocado por tempo indeterminado, facilitando sua presença em locais mais distantes e de acesso mais complexo”, justifica.

Ana Eliza Vairo, gerente de Desenvolvimento de Produto, conta que a Ultragaz tem se posicionado como provedora de soluções tecnológicas tanto na agricultura quanto na pecuária, a partir de soluções integradas que visam monitoramento, controle e automação para os processos de secagem de grãos e sementes, beneficiamento de algodão e aquecimento aviário. Dessa forma, os novos empreendedores do setor reduzem seus custos operacionais, otimizam a mão-de-obra e percebem aumento na qualidade e valor agregado ao produto.

O futuro

Para a Ultragaz, o GLP representa o futuro do agronegócio pois cada vez mais membros da cadeia produtiva têm exigido padrões melhores de sustentabilidade, ou seja, a escolha por procedimentos menos agressivos ao meio ambiente tem contribuído para agregar cada vez mais valor às safras dos mais variados produtos. “Com a perspectiva de que o agronegócio se torne cada vez mais estratégico para a economia nacional, sobretudo no que diz respeito a exportações para mercados como a União Europeia, onde padrões de exigência ambientais têm crescido substancialmente, cremos que este é um segmento que deve se expandir proporcionalmente a esta demanda nos próximos anos”, afirma Ferreira.

A dedicação ao setor de agronegócio é um exemplo de como a Ultragaz tem apostado em inovação, que inclusive é um dos direcionadores estratégicos da empresa. O processo segue duas linhas específicas: a primeira voltada aos clientes e é focada em produtos e serviços que proporcionem melhores experiências em suas vidas; a segunda é voltada à excelência operacional e são priorizadas soluções para otimizar todos os processos internos, como produção, suprimentos, logística. Em ambas as linhas estratégicas a companhia busca redução de custos, competitividade, novos modelos de receita e sustentabilidade.

“Dada a importância do tema dentro da Ultragaz, investimos anualmente R$ 15 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento e, desde 2017, a área está estruturada para aprimorar o desenvolvimento de novos produtos, seguindo as melhores metodologias e práticas de mercado” revela Ana. Como resultado, foi criada a Esteira de Inovação, um processo que tem como foco central estas necessidades dos clientes, contemplando abordagens, metodologias e ferramentas para a execução de todas as fases da inovação e já viabilizou o lançamento de 17 produtos no mercado.

Alguns usos do GLP no agronegócio

Smartseed

Eleva a um novo patamar o processo de secagem de sementes de soja, possibilitando a melhor experiência em gestão de parâmetros de produção, com sistema de monitoramento e controle de temperatura, ventilação e umidade, além de transmissão de dados em tempo real. Este produto ainda possibilita a substituição da lenha por GLP, garantindo queima limpa livre de substância prejudiciais à saúde humana e com menos impacto ambiental.

Beneficiamento do Algodão

A cultura do algodão é considerada o ouro branco brasileiro e, entendendo o valor desta cultura para o agronegócio e economia brasileira, a Ultragaz desenvolveu, em conjunto com o IMA-mt (Instituto Matogrossense do Algodão) e agricultores uma solução que monitora e controla a umidade nos processos de beneficiamento do algodão, de forma a gerar um produto com maior valor agregado. Entre os casos de sucesso está o de um cliente que obteve receita adicional de R$ 1,2 milhão na safra de 2019 após implantar a solução.


+ NOTÍCIAS

Bem-estar digital: por que é essencial ter uma relação saudável com a tecnologia

A mais incrível tecnologia para inovação: um bom par de orelhas

Inovação e interatividade: as apostas das marcas para fisgar o consumidor


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]