Uma das empresas mais disruptivas do planeta. Foi assim que o CMO da Rakuten Brasil, Ricardo Jordão, definiu a Salesforce, líder em cloud computing e em fornecimento de sistema CRM no mundo, e considerada, por quatro anos consecutivos, a empresa mais inovadora pela revista Forbes.
Durante o Rakuten Expo, evento de e-commerce que acontece nesta terça-feira (14) na capital paulista, dois executivos da Salesforce.com falaram de como o marketing ?1 a 1? pode ser um trunfo no contato com os clientes.
?A personalização do atendimento é tudo. A implantação do CRM integrado ao e-commerce (na nuvem) resulta em menor custo de upgrade, de manutenção e o ROI (retorno sobre investimento) passa a ser muito mais fácil de alcançar?, falou Marcius Rodrigues, engenheiro de vendas da Salesforce.com.
Rodrigues acredita que as empresas que não conseguem atingir seus clientes com o marketing não o fazem pelo fato de que elas não os estudam da forma que deveriam. ?O omnichannel tem que integrar a experiência, não basta apenas que ofereça a multicanalidade. Este é o ponto-chave?, comentou.
O engenheiro de vendas disse que o CRM precisa aliar três elementos: marketing, vendas e serviços. A Salesforce propõe uma automação de estratégia de marketing: integrar o controle e a plataforma de vendas.
?Também no pós-vendas, todas as decisões devem ser tomadas com uma visão de 360 graus e rodando através de uma plataforma integrada. Serviços funcionando separados são menos eficazes ?, concluiu.
Já o executivo de contas da empresa, Marcelo Rocha, salientou a Internet das Coisas, lembrando que há no mundo 75 bilhões de dispositivos conectados. ?A computação em nuvem terceiriza a responsabilidade. É rápida por não exigir hardware ou software, fácil porque faz upgrades automáticos e aberta porque qualquer dispositivo tem capacidade de acessar?, falou.
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