Pesquisar
Close this search box.
/
/
O lado da maconha que você nunca viu

O lado da maconha que você nunca viu

Proveniente da Cannabis sativa, o cânhamo, apesar da origem comum com a droga, tem outras funções e uma quantidade de THC diferente

Ambos são cannabis, mas cânhamo é o nome utilizado para os tipos de cannabis que possuem menos de 1% de THC (tetrahidrocanabinol), a substância que ‘dá barato’, enquanto maconha é o nome dado às flores propriamente ditas, ricas em canabinoides. A quantidade de THC permitida em espécimes de cânhamo varia entre 1% e 0,2%. Quem explica é a norte-americana Anndrea Hermann, formada em Economia do Cânhamo pela Missouri Southern State University, e mestre em Ciência na área de Agronomia voltada à fibra do cânhamo pela University of Manitoba.

A fibra de cânhamo é a mais longa, mais forte e mais durável de todas as fibras naturais. Seu cultivo não requer produtos químicos, pesticidas ou herbicidas. Sua cultura acontece em rotação com outras, como milho e legumes, o que torna o cultivo de cânhamo completamente sustentável. Ele produz quatro vezes mais fibra por acre do que os pinheiros e pode ser reciclado até sete vezes quando comparado à celulose de pinus. A semente e o óleo das sementes são ricos em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais e vitaminas. O cânhamo seria uma fonte ideal de biomassa para combustíveis ecologicamente corretos.

Hoje, a produção da planta para uso comercial é cultivado principalmente pela China, Hungria, Inglaterra, Canadá, Austrália, França, Itália, Espanha, Holanda, Alemanha, Polônia, Romênia, Rússia, Ucrânia, Índia e toda a Ásia.

Os possíveis usos do cânhamo industrial

O termo ‘Hemp’ geralmente é referente ao uso industrial e comercial do caule da cannabis e da semente para fabricação têxtil, alimentos, papéis, produtos de higiene corporal, detergentes, plásticos e materiais de construção.

O termo “marijuana” se refere ao uso medicinal, recreativo ou espiritual que envolve o fumo das flores de cannabis, a maconha.

Construção

O concreto de cânhamo (hempcrete) utiliza a parte interna do caule da planta, parecido com madeira balsa (a fibra usada na produção de tecidos está na sua parte externa) que é misturada com cal e água. Embora não tenha a estabilidade estrutural que seu nome pode sugerir, ele proporciona um isolamento natural totalmente hermético, embora respirável e flexível.

Isento de toxinas, não é atacado pelo mofo nem por pragas, além de ser praticamente refratário ao fogo. Na Inglaterra, algumas seguradoras oferecem, atualmente, desconto para a utilização do concreto de cânhamo em razão de sua durabilidade.

Na Europa, onde o seu cultivo nunca foi considerado crime, agora é usado em centenas de construções, inclusive num edifício de escritórios de sete andares na França, numa loja de departamentos na Grã-Bretanha e até mesmo numa casa construída pelo príncipe Charles.

O chamado hempcrete é produzido a partir de uma mistura de água, ?hemp hurd? (também chamado de ?shiv?,que nada mais é do que o interior do caule e suas hastes) e uma liga a base de cal. Já o custo do produto é comparável ao dos tradicionais materiais utilizados na construção civil, com a diferença que o concreto de cânhamo é sustentável e ecologicamente correto.

Fibra
A fibra de cânhamo é maior, mais forte e mais absorvente do que a fibra de algodão. Pelo fato de o cânhamo possuir fibras ocas e o algodão não, roupas fabricadas a pertir desse material são melhores na regulação da temperatura corporal.

O cânhamo pode ser utilizado em uma variedade de tecidos, cordas e redes. Ele pode ser misturado com outros materiais de construção para criar produtos de isolamento, como papelão e carpetes. Sua fibra é usada frequentemente na fabricação de fibra de vidro, utilizada nos painéis de automóveis. O painel de um único veículo pode conter até 20 kg de cânhamo.

Papel e Plástico
 O cânhamo produz mais celulose de forma sustentável do que a madeira por hectare e pode ser usado para todos os tipos de papel. Além disso, pode ser reciclado mais vezes do que papel à base de madeira.

O cânhamo, na fabricação de papel, pode reduzir a contaminação de águas residuais: seu baixo conteúdo de lignina reduz a necessidade de ácidos usados na formação da polpa. A cor creme do cânhamo também facilita o branqueamento, ou seja, é ambientalmente amigável em comparação aos compostos clorados. Menos branqueamento resulta em menos dioxinas e menos subprodutos químicos na natureza.

O cânhamo pode substituir produtos petroquímicos mais tóxicos. Pesquisas estão sendo feitas sobre o uso do cânhamo na fabricação de produtos de plástico biodegradável.

Alimentos

Sementes de cânhamo são ricas em fibras dietéticas. São uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e uma das fontes mais ricas do mundo de ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6. Elas também contêm todos os oito aminoácidos essenciais e estão apenas atrás da soja como uma proteína completa, embora sejam mais facilmente digeríveis pelos seres humanos do que a soja.

Incluir sementes de cânhamo na dieta pode ajudar a regular a função cardíaca, o equilíbrio da insulina, estabilidade de humor, pele e a saúde das articulações.

Mas, no Brasil, de acordo com a Lei sobre drogas que remete à Portaria nº 344-SVS/MS da ANVISA, de 12/05/1998, a cannabis sativa e, portanto, o cânhamo, é proibido no país por encontrar-se na ?Lista de plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas? (Lista E)  da referida portaria.

* Com informações dos portais Estadão e Regule a Maconha.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]