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O empreendedorismo e a crise: é possível sobreviver e crescer

O empreendedorismo e a crise: é possível sobreviver e crescer

O Brasil está passando por um momento delicado. A maioria das pessoas com quem converso fala de crise e torce para que 2015 passe logo

Além das questões mais tangíveis que afetam a economia, há fatores extremamente impactantes, associados principalmente à confiança. Diversos acontecimentos, em diferentes esferas, estão provocando um efeito dominó, fazendo com que as pessoas percam a confiança no governo, na economia, na empresa que trabalham e na possibilidade de manter emprego e renda, entre outras questões.

É lógico que a avalanche de escândalos associados àqueles que escolhemos para cuidar de nosso país e da boa aplicação de nosso dinheiro (vindo dos tributos) aumenta mais ainda a descrença de que as coisas realmente possam melhorar. Sabemos que os capitães desse navio foram, no mínimo, incompetentes, com manobras que tiveram resultados desastrosos para seus passageiros e tripulantes. Para piorar as coisas, entramos em um mar revolto e agora temos que ultrapassá-lo com um veículo obsoleto, com sistemas de navegação que não funcionam como deveriam e um capitão que parece desconhecer os nomes de seus tripulantes.

O que nós, empreendedores, devemos fazer em um momento como esse? Como atravessar esses tempos de turbulência, que não necessariamente indicam um acidente, mas que aumentam significativamente os riscos? Como manter nossos colaboradores confiantes, continuar a vender, capturar as oportunidades que sempre aparecem – e, principalmente, evitar um acidente? Abaixo, seis dicas preciosas para sobreviver ? e até mesmo crescer ? em tempos de crise.

1. Não se desespere A pior coisa que pode acontecer nesse momento é entrar em desespero. Pessoas (e empresas) desesperadas têm como primeira reação a paralisia. Essa paralisia pode ser fatal, pois ficamos vulneráveis, paramos de nos movimentar e não temos ânimo para implementar os projetos importantes que estavam planejados;

2. Refaça o seu orçamento com calma e conservadorismo Em momentos como esse, o empreendedor tem a oportunidade de revisitar o orçamento e verificar como conseguirá atingir os mesmos objetivos com (provavelmente) menos recursos. Você ficará surpreso com as ideias criativas que surgirão ? e que poderão ser aproveitadas também em momentos mais tranquilos;

3. Desafie a sua eficiência Quando tudo está bem, aceitamos melhor algumas ineficiências e somos mais paternalistas com as pessoas. Não se trata de ser frio e sair demitindo funcionários, mas sim de avaliar se determinados colaboradores que protegemos realmente merecem as chances que já demos. Aproveite essa chance para dar mais responsabilidades aqueles que têm potencial e cortar aqueles que não estão desempenhando no máximo de sua competência. Quando a turbulência passar, você verá o quanto o seu negócio ficou mais leve, ágil e lucrativo;

4. Motive as pessoas Como falei antes, essas crises têm aspectos intangíveis, diretamente relacionados à confiança. Cabe ao empreendedor mostrar para o seu time o quanto acredita no seu sonho e o que está fazendo para sobreviver, ou até mesmo crescer, em um momento como esse;

5. Não desvie do seu foco Empreendedores têm a tendência de se animar e se apaixonar por várias oportunidades e negócios diferentes. Em tempos de turbulência, é normal o desânimo e a vontade de buscar coisas novas, aparentemente mais promissoras. Mantenha o foco e fique atento às oportunidades que surgem, mas dentro desse foco. Elas podem estar associadas à concorrência e à expansão geográfica, entre outras;

6. Jamais interrompa projetos importantes para o futuro do negócio Se tiver que cortar algo, certamente você encontrará outras alternativas. Interromper projetos deve ser a última opção. Principalmente aqueles que estão associados à construção, manutenção e crescimento de sua marca, infraestrutura e tecnologia. Pode ser o caso de suspender propostas mais agressivas, que envolvam grandes investimentos e que tenham a sua aprovação associada a um crescimento futuro – tais como novas lojas, plantas, máquinas, etc. Esses podem ser retomados em outra ocasião.

Finalmente, saiba que, independentemente de questões relativas a governo, corrupção ou inflação, as empresas empreendedoras são sempre as que mais crescem. Cabe aos donos de negócios aproveitarem uma de suas maiores competências, que é trazer as pessoas para dentro de seu sonho. E cabe a eles também aproveitarem da melhor maneira possível mais essa oportunidade que a vida está lhe dando.

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Carlos Miranda é presidente e fundador do fundo de private equity BR Opportunities.

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