É inegável que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento de inovação e tendências do mundo. Não por acaso, a Consumidor Moderno trouxe, nas últimas semanas, os principais insights obtidos na cidade francesa.
No final da 63ª edição, então, foram indicados os vencedores das categorias Film, Film Craft, Titanium e Integrated Lions, além de outros prêmios especiais.
O Brasil em Cannes
Durante a cerimônia, o brasileiro Marcello Serpa recebeu o Leão de St. Mark, em reconhecimento à contribuição à indústria. Além disso, o país esteve presente também na vitória da categoria Grand Prix for Good. A campanha vencedora, Malak and the Boat, para a UNICEF, feita pela 180 LA para Unicef tinha vários brasileiros presentes na criação.
A campanha relata o sentimento de crianças refugiadas e consiste em três filmes de animação. Cada um foi produzido por uma equipe de completamente diferente. Assim, dos dois diretores de criação, presentes em todos os filmes feitos, há outros oito brasileiros especificamente na ficha de um dos filmes – “Malak & the Boat”, o carro-chefe da campanha (http://www.unicef.org/media/media_90760.html). A produtora de som do filme também é do Brasil – a Hefty. Aqui, o filme:
Brasileiros na ficha de “Malak and the Boat”:
Rafael Rizuto, Diretor de criação (180LA).
Eduardo Marques, Diretor de criação (180LA).
Adhemas Batista, Diretor de Design (House of Colors)
André Holzmeister, Diretor do filme e roteirista
Edu Luke, Produtor e compositor musical (Hefty)
Elisa Gatti, Edição de audio (Hefty)
Ricardo Almeida, Animatic (freelancer)
Guilherme Neder, Animatic (freelancer)
Luiz Abud, Gerente de produção (freelancer)
Rodrigo Henrique, Renderizador (freelancer)
Mais sobre o Grand Prix Integrated
Categoria Film
2801 inscritos
70 Leões vencedores
O Prêmio Grand Prix foi entregue para Shoplifters, da Harvey Nichols, pela adam&eveDDB.
Categoria Film Craft
2317 inscritos
71 Leões entregues
Grand Prix – Under Armour Phelps, da Under Armour, pela Droga5.
Categoria Titanium
254 inscritos
5 Lions entregues
Grand Prix – #OptOutside , para a REI, feita pela Venables Bell & Partners
Categoria Integrated
278 inscritos
13 Leões entregues
Grand Prix –House of Cards FU 2016, para Netflix, feita pela BBH New York
Quem está ligado no que acontece no Netflix sabe que House of Cards – principalmente dentro das lutas políticas de Eduardo Cunha, Dilma Rousseff e Michel Temer – teve um grande alcance. Assim, o vencedor do Grand Prix foi a campanha do Netflix, de House of Cards, feita pela BBH.
A campanha acompanhou o sentimento americano em relação às eleições presidenciais e, não por acaso, ganhou sete Leões, inclusive o Grand Prix Integrated e dois Leões de Ouro.
Blake Mycoskie, fundador e líder da marca de sapatos TOMS recebeu o LionHeart Award, graças ao modelo de negócio de responsabilidade social.
A Samsung Electronics foi nomeada Anunciante Criativo do Ano, devido ao comprometimento com o trabalho criativo focado no consumidor. Younghee Lee, vice-presidente executivo de marketing global subiu ao palco para receber o Prêmio.