Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nestlé: uma jornada através do alimento, mente e emoções

Nestlé: uma jornada através do alimento, mente e emoções

A relação que os humanos têm com os alimentos envolve não apenas os sentidos, mas também as emoções e memória. Isso enriquece o ato de comer  

 
A Nestlé conta os segredos da intrigante relação que temos com a comida. Uma exposição interativa no Pavilhão da Suíça durante a EXPO 2015 mostrará detalhadamente como corpo e mente reagem aos estímulos alimentares assim como a contínua interação entre eles. O espaço falará ainda sobre os mecanismos que nos fazem desejar, escolher e provar os alimentos.

O ponto fundamental é ?comer?, um ato simples e cotidiano que toma uma grande parte da nossa vida. A exposição explicará os mecanismos do ato e as surpreendentes descobertas por trás do tema, na certeza de que uma compreensão sobre como o alimento interage com o nosso corpo e a nossa mente nos ajuda a ter hábitos alimentares mais saudáveis.

?A exposição deseja aumentar a compreensão pública sobre como os alimentos, o corpo e a mente interagem entre si: transformamos sólidas informações científicas em um programa interativo e interessante? disse Robin Tickle, Presidente das Relações Corporativas com a Mídia da Nestlé S.A.

Os Centros de Pesquisa fazem da Nestlé a maior entidade privada especializada em ciência nutricional. Decidimos compartilhar esse conhecimento e combiná-lo com a excelência italiana no campo da medicina nutricional. O resultado é uma exposição que pode ser apreciada em diferentes níveis de informações e experiências: uma jornada por vários estágios, com temas amplos que os visitantes podem explorar livremente, seguindo seus próprios interesses e curiosidades e construindo suas próprias experiências pessoais?.

A exposição foi criada por três importantes organizações internacionais de pesquisa nutricional: o Nestlé Research Center, maior centro privado de pesquisa nutricional no mundo, o Nestlé Institute of Health Science, especializado em pesquisa sobre necessidades nutricionais específicas, e o Instituto Auxológico Italiano (IAI), a excelência italiana em pesquisas da ciência alimentar.

Uma plataforma científica comum foi criada para compartilhar as últimas descobertas das pesquisas e perspectivas futuras nesse campo. Isso foi então traduzido em uma exposição dividida em quatro partes, cada qual focando um tema:

?             O crescimento e desenvolvimento do cérebro;

?             Fome e saciedade;

?             O papel dos sentidos e das emoções na nutrição;

?             O futuro da saúde e dos alimentos.

A primeira parte da exposição mostra os primeiros 1.000 dias de vida ? da concepção até os dois anos de idade da criança. O período é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do cérebro, e a nutrição é crucial para a saúde do bebê e da mãe. As pesquisas provaram que, nesse período, desenvolvemos o paladar e as preferências alimentares que vão nos acompanhar pelo resto da vida.

 ?O trabalho realizado pelo Instituto Auxológico Italiano com a Nestlé foi de grande valor, tanto do ponto de vista científico quanto na popularização dos conceitos. As imagens ajudam as pessoas a entender mais facilmente evidências científicas complexas: desde os 100 milhões de neurônios que são ativados quando estimulados pelos alimentos até a complexa rede de mensagens hormonais e neurotransmissores que regulam a fome e a saciedade?, afirma Cecilia Invitti, do Instituto Auxológico Italiano.

?Por muito tempo consideramos os alimentos simplesmente por sua composição calórica. Então, a Nutrigenômica, responsável por estudar o efeito dos alimentos em nossas células, jogou uma nova luz sobre o tema. É o futuro da medicina e abrirá novas perspectivas para o avanço da ciência nutricional?, acrescenta Cecilia.

A complexa relação entre alimento, mente e emoções pode ser experimentada diariamente na cozinha: escolher e combinar ingredientes é o resultado de um diálogo entre o nosso sentido do paladar, nossa mente, criatividade e a assim chamada ?memória gustativa?, que tem um papel fundamental em nossas escolhas nutricionais.

Para ilustrar esses conceitos, Fabio Pisani, chef do restaurante Il Luogo di Aimo e Nadia, participou de uma demonstração culinária. Preparou um prato para que os participantes pudessem testar suas reações e sensações ao experimentar a comida.

?Começando pela escolha dos alimentos, é fundamental focar no estímulo dos sentidos e emoções. O segredo da nossa cozinha é a capacidade de estimular a memória gustativa: por meio dos sentidos, podemos evocar memórias e emoções. Assim, o simples ato de comer torna-se uma experiência que envolve o corpo e a mente?, explicou Fabio Pisani durante o show de culinária.

A exposição estará em cartaz entre 1º de maio a 31 de outubro, no Pavilhão da Suíça na EXPO 2015, realizada em Milão. ?O Pavilhão da Suíça é o resultado de uma grande parceria público-privada para a qual a Nestlé contribuiu significativamente com sua expertise em pesquisa e inovação alimentar. Estamos contentes em poder mostrar aos visitantes do Pavilhão da Suíça a diversidade da Confederação Suíça; desde a expertise em nutrição, saúde e bem-estar de um grupo com liderança mundial, como a Nestlé, até o sistema agrícola do país, representado pelas tradicionais especialidades gastronômicas suíças?, disse Dante Martinelli, Comissário Geral para a Suíça na Expo 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Crianças que cozinham comem mais verduras
Nestlé transforma borra de café em biomassa
Prêmio da Nestlé dá R$ 1,5 milhão para negócio social
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]