Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nestlé: uma jornada através do alimento, mente e emoções

Nestlé: uma jornada através do alimento, mente e emoções

A relação que os humanos têm com os alimentos envolve não apenas os sentidos, mas também as emoções e memória. Isso enriquece o ato de comer  

 
A Nestlé conta os segredos da intrigante relação que temos com a comida. Uma exposição interativa no Pavilhão da Suíça durante a EXPO 2015 mostrará detalhadamente como corpo e mente reagem aos estímulos alimentares assim como a contínua interação entre eles. O espaço falará ainda sobre os mecanismos que nos fazem desejar, escolher e provar os alimentos.

O ponto fundamental é ?comer?, um ato simples e cotidiano que toma uma grande parte da nossa vida. A exposição explicará os mecanismos do ato e as surpreendentes descobertas por trás do tema, na certeza de que uma compreensão sobre como o alimento interage com o nosso corpo e a nossa mente nos ajuda a ter hábitos alimentares mais saudáveis.

?A exposição deseja aumentar a compreensão pública sobre como os alimentos, o corpo e a mente interagem entre si: transformamos sólidas informações científicas em um programa interativo e interessante? disse Robin Tickle, Presidente das Relações Corporativas com a Mídia da Nestlé S.A.

Os Centros de Pesquisa fazem da Nestlé a maior entidade privada especializada em ciência nutricional. Decidimos compartilhar esse conhecimento e combiná-lo com a excelência italiana no campo da medicina nutricional. O resultado é uma exposição que pode ser apreciada em diferentes níveis de informações e experiências: uma jornada por vários estágios, com temas amplos que os visitantes podem explorar livremente, seguindo seus próprios interesses e curiosidades e construindo suas próprias experiências pessoais?.

A exposição foi criada por três importantes organizações internacionais de pesquisa nutricional: o Nestlé Research Center, maior centro privado de pesquisa nutricional no mundo, o Nestlé Institute of Health Science, especializado em pesquisa sobre necessidades nutricionais específicas, e o Instituto Auxológico Italiano (IAI), a excelência italiana em pesquisas da ciência alimentar.

Uma plataforma científica comum foi criada para compartilhar as últimas descobertas das pesquisas e perspectivas futuras nesse campo. Isso foi então traduzido em uma exposição dividida em quatro partes, cada qual focando um tema:

?             O crescimento e desenvolvimento do cérebro;

?             Fome e saciedade;

?             O papel dos sentidos e das emoções na nutrição;

?             O futuro da saúde e dos alimentos.

A primeira parte da exposição mostra os primeiros 1.000 dias de vida ? da concepção até os dois anos de idade da criança. O período é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do cérebro, e a nutrição é crucial para a saúde do bebê e da mãe. As pesquisas provaram que, nesse período, desenvolvemos o paladar e as preferências alimentares que vão nos acompanhar pelo resto da vida.

 ?O trabalho realizado pelo Instituto Auxológico Italiano com a Nestlé foi de grande valor, tanto do ponto de vista científico quanto na popularização dos conceitos. As imagens ajudam as pessoas a entender mais facilmente evidências científicas complexas: desde os 100 milhões de neurônios que são ativados quando estimulados pelos alimentos até a complexa rede de mensagens hormonais e neurotransmissores que regulam a fome e a saciedade?, afirma Cecilia Invitti, do Instituto Auxológico Italiano.

?Por muito tempo consideramos os alimentos simplesmente por sua composição calórica. Então, a Nutrigenômica, responsável por estudar o efeito dos alimentos em nossas células, jogou uma nova luz sobre o tema. É o futuro da medicina e abrirá novas perspectivas para o avanço da ciência nutricional?, acrescenta Cecilia.

A complexa relação entre alimento, mente e emoções pode ser experimentada diariamente na cozinha: escolher e combinar ingredientes é o resultado de um diálogo entre o nosso sentido do paladar, nossa mente, criatividade e a assim chamada ?memória gustativa?, que tem um papel fundamental em nossas escolhas nutricionais.

Para ilustrar esses conceitos, Fabio Pisani, chef do restaurante Il Luogo di Aimo e Nadia, participou de uma demonstração culinária. Preparou um prato para que os participantes pudessem testar suas reações e sensações ao experimentar a comida.

?Começando pela escolha dos alimentos, é fundamental focar no estímulo dos sentidos e emoções. O segredo da nossa cozinha é a capacidade de estimular a memória gustativa: por meio dos sentidos, podemos evocar memórias e emoções. Assim, o simples ato de comer torna-se uma experiência que envolve o corpo e a mente?, explicou Fabio Pisani durante o show de culinária.

A exposição estará em cartaz entre 1º de maio a 31 de outubro, no Pavilhão da Suíça na EXPO 2015, realizada em Milão. ?O Pavilhão da Suíça é o resultado de uma grande parceria público-privada para a qual a Nestlé contribuiu significativamente com sua expertise em pesquisa e inovação alimentar. Estamos contentes em poder mostrar aos visitantes do Pavilhão da Suíça a diversidade da Confederação Suíça; desde a expertise em nutrição, saúde e bem-estar de um grupo com liderança mundial, como a Nestlé, até o sistema agrícola do país, representado pelas tradicionais especialidades gastronômicas suíças?, disse Dante Martinelli, Comissário Geral para a Suíça na Expo 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Crianças que cozinham comem mais verduras
Nestlé transforma borra de café em biomassa
Prêmio da Nestlé dá R$ 1,5 milhão para negócio social
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]