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O poder de influenciar um setor inteiro

O poder de influenciar um setor inteiro

MVP - Motor Competitivo avalia as empresas mais competitivas e que mais geram valor para toda a cadeia de que faz parte

Para se ter a compreensão da eficiência e da capacidade de gerar resultados de uma empresa, é necessário avaliá-la por ao menos dois ângulos: do lado de dentro, como lida com a gestão de seus processos, tecnologias e talentos. Do lado de fora, como se destaca em seu setor e até o influencia e dita tendências.

É esta segunda ótica que é considerada na categoria Motor Competitivo do MVP – Mais Valor Produzido, índice da consultoria DOM Strategy Partners que avalia a capacidade das empresas de gerar valor para a sociedade.

Na edição de 2016 do MVP, os destaques nesta categoria foram Ambev, com 9,02 pontos, O Boticário (9,01) e Bradesco Seguros (8,92). Elas vieram seguidas ainda por Carrefour (8,82) e Coca-Cola (8,8). As pontuações vão de zero a 10. Os resultados completos estão na edição de outubro da revista Consumidor Moderno, disponível online.

Visão de mercado, tamanho, ritmo de crescimento e influência nacional e internacional são alguns dos critérios levados em consideração pela DOM na hora de medir o valor de uma empresa em termos de competitividade.

Ser uma grande geradora de valor, segundo explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM, significa que o que essas empresas proporcionam a cada um de seus públicos – clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, a sociedade, o país – é de alguma maneira importante para a vida deles, e eles a reconhecem por isso. E a competitividade é parte essencial desse valor.

 

Saiba mais sobre o MVP:
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Ela é uma das quatro dimensões que compõem o MVP, ao lado de Sistema de Gestão, Imagem, e Credibilidade. Juntas, estas quatro dimensões refletem a relevância das empresas tanto em termos de performance, onde estão os ativos ligados à capacidade de gerar resultados tangíveis e à eficiência, quanto em termos de reputação, ou seja, os valores ligados à solidez de sua imagem e a ativos intangíveis.

As empresas que mais geram valor são aquelas que se saem bem em as categorias, trazendo benefícios de várias naturezas para todos os seus stakeholders.

A pontuação final em cada uma das categorias leva em consideração o desempenho da empresa em diversas frentes de atuação. Veja aqui quais são elas e os principais destaques na categoria de Competitividade do MVP 2016:

Ilustração: Fernanda Pelinzon
Ilustração: Fernanda Pelinzon

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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