Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mulheres se candidatam mais e estão ganhando melhor no setor de tecnologia

Mulheres se candidatam mais e estão ganhando melhor no setor de tecnologia

Estudos mostram que mulheres estão ocupando mais espaços no segmento, assim como indicam queda na disparidade salarial entre homens e mulheres

Mulheres estão entrando com mais força no mercado de tecnologia. O número de candidaturas femininas a posições na área de tecnologia quadruplicou nos últimos seis anos, aponta estudo da BairesDev. Atualmente as mulheres ocupam 4 de cada 10 cargos no setor, incluindo cargos técnicos e não técnicos.

Leia Mais: Mulheres são maioria no universo digital

Um levantamento realizado pela Catho este ano indica um pequeno aumento na participação feminina em cargos de tecnologia. Em comparação com o ano passado, a presença de mulheres passou de 21% para 23,1%.

4 de cada 10 cargos no setor de tecnologia são ocupados por mulheres

Outro dado significativo revelado pela pesquisa da Catho é a redução da disparidade salarial entre homens e mulheres. Houve uma queda na diferença de remuneração de homens e mulheres em cargos de gestão no setor de tecnologia. De acordo com os dados levantados de 2021, a média salarial era de R$7.950 para mulheres, e a masculina de R$9.092.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Salários estão menos desiguais para mulheres na tecnologia

Já neste ano a média salarial das mulheres em cargos de gestão subiu para R$8.339,90, enquanto a dos homens cresceu menos, para R$9.267,82. Uma queda na disparidade salarial entre os gêneros de 13% para 10%. Por outro lado, a média diminuiu nas outras posições de trabalho no setor. Em 2022 a média dos salários femininos é de R$2.390, e dos homens de R$2.890.

As mulheres também se candidatam até três vezes mais para cargos relacionados ao SharePoint e testes, em comparação com outras tecnologias. Xamarin, IOs e Android tiveram aumentos de 13%, 9% e 8%, respectivamente, o que mostra o interesse do público feminino no desenvolvimento mobile em 2021.

Leia Mais: Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios

A América Latina lidera a porcentagem de mulheres que participam dos processos na BairesDev, com 45%. Entre os países mais relevantes estão Argentina, Uruguai, Honduras, Jamaica, República Dominicana, Brasil, Colômbia e Panamá. A participação de candidatas mulheres subiu de 16% para 40% entre 2015 e 2021.

“A disponibilidade de candidatas é uma das primeiras brechas que devemos vencer para alcançar a equidade de gênero no setor tecnológico”, comenta Rocío Belfiore, Chief Innovation Officer da BairesDev.

Entre as mulheres que estão no mercado de tecnologia, a maioria são jovens. A faixa dos 20 anos representa cerca de 40% de todas as candidaturas.

Conheça o Mundo do CX

Já entre os 40 a 49 anos, elas já representam 37%, com um crescimento de interesse em posições de supervisão ou liderança, relata a BairesDev.

“Cada vez mais mulheres com maior conhecimento em novas tecnologias demonstram interesse nesta indústria. Somos conscientes de que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estas estatísticas demonstram que os esforços para gerar paridade de gênero estão dando resultados”, completa Rocío.


+ Notícias

Brasileiro quer crédito, mas manter controle de suas finanças
Consumidores sem experiê

Let’s get phygital: tecnologia e experiência unidas em todos os canais

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]