/
/
Movimento quer reunir apaixonados por tecnologia e sustentabilidade

Movimento quer reunir apaixonados por tecnologia e sustentabilidade

Você sabe descartar corretamente produtos eletrônicos? A iniciativa quer conscientizar a população exatamente sobre esse assunto. Conheça

A tecnologia facilita muito a nossa vida, esse é um fato consumado. Ao mesmo tempo, em meio a tantas inovações, cada vez mais aparatos ficam obsoletos e sem uso – e nem sempre o seu descarte é feito da maneira certa. Assim, um novo movimento surge para lidar com essa situação: o Movimento Greenk (junção de geek e green) foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico (e-lixo).

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A iniciativa foi idealizada por um grupo de empresários da área de comunicação e já conta com parceiros como a Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto GEA, ABINEE (Associacão Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABRIN (Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação), Synctronics e Virada Sustentável, entre outros. E ela deu vida ao Greenk Tech Show, evento de tecnologia e sustentabilidade que vai acontecer no mês de junho, na Bienal do Ibirapuera.

O evento conta com Arenas Games, Youtubers e do Conhecimento e vai convocar os apaixonados por tecnologia para um grande movimento em torno do descarte correto. Todo visitante que levar seu e-lixo para descarte no evento terá direito à meia entrada. A ideia é que todos os eletrônicos recolhidos durante os três dias de evento seja reencaminhado para seu desmonte correto e retorne, em sua maioria, para a indústria, como peças para novos equipamentos ou como matéria-prima.

Quadro

São considerados e-lixo (ou lixo eletrônico) os aparelhos eletrônicos usados, velhos ou quebrados, como celulares e smartphones, computadores, monitores, fios, mouses, teclados, tablets, bem como os domésticos como TVs, sons, telefones, etc. Como durante muito tempo construímos produtos, principalmente os tecnológicos, com a ideia de recursos infinitos, a preocupação com o que aconteceria com eles quando deixassem de funcionar ficou um pouco de lado. Segundo o Greenpeace, 50 milhões de toneladas de eletrônicos são descartados por ano em todo o mundo.

“O Brasil é o maior produtor de e-lixo da América Latina, com cerca de 1,2 milhão de toneladas ao ano”, explica Fernando Perfeito, executivo com mais de 15 anos de atuação no mercado de tecnologia. O especialista aponta que apenas 2% desse montante é descartado de forma correta. “Isso significa que a quase totalidade do e-lixo que geramos é desprezada sem nenhum tratamento, condenando terrenos e lençóis freáticos e representando riscos à saúde humana. Precisamos reverter essa realidade”.

Conscientização

Existem algumas formas corretas para descartar esse tipo de produto e essa ação faz com que eles sejam descartados de uma maneira ambientalmente responsável. Por exemplo, os canais formais dos fabricantes dos produtos e até mesmo pela ação de ONGs e empresas especializadas no assunto, como a Sobreira e a Green Eletron, uma ação da ABINEE.

O ato de descartar eletrônicos em lixos ou em locais que não tenham tecnologia ou ferramenta para tratar os materiais é bastante prejudicial. Em exposição ao sol, tempo e à chuva, os produtos podem vazar materiais que contaminam o solo e os rios.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]