/
/
Morte e legado na era digital

Morte e legado na era digital

Sim, existe vida após a morte. Pelo menos no mundo digital. O SXSW trouxe essa nova forma de encarar a vida humana. Confira

Sabemos bem como criar e cuidar de nossas versões digitais. Mas o que pode acontecer com nossas personas conectadas após as nossas mortes? Rebecca Blum, estrategista sênior da frog design, fez essa provocação no SXSW no painel “Morte e Vida na Era Digital – O Novo Vale Fantástico”. Para ela, com tantas startups se apegando à promessa da manutenção da vida digital – lembremos que são mais de 100 milhões criadas todos os anos – como será possível diferenciar a vida digital da pós-vida digital?

Rebecca diz que se impressionou ao ver páginas de pessoas falecidas sendo curtidas no Facebook. E viu o Twitter de um jornalista falecido continuar ativo mesmo após a sua morte. Ela aborda um episódio da terceira temporada de Black Mirror, no qual a protagonista vê seu companheiro renascer virtualmente. Primeiro sua voz, depois seu corpo, clonado a partir do original.

A ideia geral da imortalidade desafia a humanidade há séculos. Yuval Noah Harari, exercita profunda,ente essa questão e a possibilidade desse deseja se concretizar no incrível livro “Homo Deus”.

Ou seja, estamos atravessando um vale entre a vida digital e uma pós-vida digital, talvez menos assustadora ou bizarra que a mostrada na famosa série. “Todos sabemos que iremos morrer um dia, essa é uma ideia comum a todos nós”, destaca Rebecca. Essa consciência da morte define nossa vida, não pode ser negada, sabemos que nossas vida são breves e por isso, precisamos nos sentir parte de algo, para dar sentido à existência.

Nossos legados

Essa consciência da morte, faz com que nós busquemos deixar nosso legado, em construções, templos, amizades e até mesmo nosso DNA. Sempre procuramos deixar algo que represente nossa passagem pela vida, seja uma planta, um livro, filhos, textos, fotos. Se repararmos bem, nosso legado vem se multiplicando todos os dias, por meio de milhões devidos, postagens e tweets, dia após dia.

Será que o Facebook será um cemitério permanente de vidas digitais? O Google possui um painel de inatividade digital, talvez por presumir que alguma pessoa possa morrer de fato… Já o Twitter permite que a conta de uma pessoa possa ser gerenciada por outra pessoa. Deixamos nossos rastros digitais, pedaços de nossas vidas e nossos pensa,então, momentos espalhados pelo mundo virtual. Mesmo acessar os sites marcados como favoritos em nossos browsers podem funcionar como uma jornada pela nossa mente, nossos gostos e interesses.

Contraparte virtual

Segundo Rebecca, a plataforma Etero traz uma Inteligência Artificail que criar uma contraparte nossa, dos membros com vistas a personificar uma eternidade digital. Ela fala de casos em que pessoas efetivamente criaram personas tão realistas em ambientes digitais que havia troca de mensagens, citações de lugares e momentos vividos entre elas e suas contrapartes. Bizarro, mas compreensível. Para ela, manifestações assim são apenas o começo.

Necro Tech, ou tecnologia do necrotério

A keynote falou que todas as formas de comunicação, de certa forma, sempre constituíram uma forma de tecnologia que unia a vida e a pós-vida. Telegramas, fotografias, cartas, tudo representa momentos congelados de uma vida em curso que se eterniza. E hoje, com a tecnologia digital é possível montar imagens e momentos que unem pessoas vivas e mortas, recriando e resignificando nossa existência. Uma história pode ser totalmente recontada a partir da pós-vida.

A Necro Tech pode nos levar à era descrita por Ray Kusweil, na qual um corpo que prescinda de um backup de sua mente será uma ideia primitiva. Ainda há uma distância bizarra entre nossa vida digital e nossa pós-vida digital. Essa distância constitui esse vale inusual, estranho, que pode representar o resignificado da morte. Quantos traços tangíveis de nossa vida deixaremos intencionalmente para nossa pós-vida digital? Que transições distintas e espaços ocuparemos? Como mostraremos nossa decadência física nessa pós-vida? Faremos memoriais de nossas vidas, para conduzir a transição de nossa vida real para a pós-vida digital.

A Inteligência Artificial pode cumprir a promessa de deixar legados vivos, gerenciando os dados de nossa vida para permitir uma pós-vida digital plena, intensa e cheia de realizações.

Tudo isso é muito bizarro para você?
Não. Apenas humano.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]